O que é "mind share" em marketing?
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"Mind share" é uma abordagem de medida da forma como consumidores pensam sobre determinadas marcas em uma categoria de produto. Se um consumidor pensa na marca X com mais frequência do na Y na hora de comprar sopa, por exemplo, a marca X alcançou um "mind share" maior. Um objetivo importante para equipes de marketing é construir e proteger o "mind share" através de posicionamento e comunicação eficaz.
Posicionamento de marca
Segundo a empresa de consultoria Brand Institute, o posicionamento de marca é "o espaço mental que uma marca deve ocupar na cabeça do público alvo". Para maximizar o "mind share", a equipe de marketing precisa convencer os consumidores de que a marca oferece a melhor combinação de características e benefícios para satisfazer suas necessidades. A comunicação somente não é capaz de maximizar o "mind share". A experiência do consumidor de compra e uso da marca reforça outras qualidades da mesma.
Imagem
A consistência da imagem e da experiência são essenciais para aprimorar o "mind share". Segundo a empresa de consultoria de marcas Mind/Share, "produtos são comprados por causa do que significam e não pelo que fazem". Marqueteiros devem desenvolver uma identidade de marca e um programa de comunicação que apresente e reforce a mesma mensagem de marca consistentemente por toda mídia.
Top of Mind
O desafio para os marqueteiros é construir uma marca que seja "top of mind". Segundo o website Economy Watch, consumidores pensam apenas em um número limitado de marcas ao pensar em uma categoria de produto. Construir uma marca líder de categoria significa atingir status "top of mind" com o maior número possível de consumidores. Algumas marcas, como Brastemp, Aspirina ou Kleenex, atingiram um status top of mind tão forte em seus setores que se tornaram termos genéricos para suas categorias.
Participação de mercado
"Share of mind" não significa necessariamente igual participação de mercado. Segundo o Glossário de Marcas do Bran Channel, "a participação de mercado mede a amplitude da posição de uma empresa no mercado, enquanto pode-se dizer que "mind share" mede a profundidade da mesma". Entretanto, construir uma marca que seja "top of mind" auxilia e facilita outras atividades de marketing, pois a percepção e preferência do consumidor pela marca já são altas.
Liderança de ideias
No marketing "business-to-business", equipes de marketing visam ampliar o "mind share" operando programas de liderança de ideias inovadoras. Publicando ensaios ou artigos confiáveis sobre questões importantes do seu setor de mercado, marqueteiros procuram posicionar seus produtos como especialistas no setor. Essa reputação desenvolve a confiança dos consumidores, ajudando a criar o status "top of mind".
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Referências
Sobre o Autor
Based in the United Kingdom, Ian Linton has been a professional writer since 1990. His articles on marketing, technology and distance running have appeared in magazines such as “Marketing” and “Runner's World.” Linton has also authored more than 20 published books and is a copywriter for global companies. He holds a Bachelor of Arts in history and economics from Bristol University.
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