×
Loading ...

Técnicas de golpe de língua simples para trompete

Golpe de língua simples é a técnica de pressionar a língua contra os dentes para ajudar a fazer um som de nota em um instrumento. Qualquer instrumento em que você assopre segue uma técnica semelhante, mas cada instrumento tem nuances que um músico deve praticar. Golpe de língua simples não é um processo complexo, mas é uma habilidade importante de se dominar. Seguindo exercícios básicos em sua rotina diária, você pode melhorar a sua técnica.

Encoste a ponta de sua língua em seu dente (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Golpe de língua simples

O golpe de língua simples é executado usando uma sílaba como "ta". Quando você diz essa sílaba, a língua é empurrada contra a parte de trás de seus dentes. Quando você dá o golpe e assopra ao mesmo tempo, você consegue um som claro de seu instrumento. Sílabas que podem substituir "ta" incluem "tee", "too", "da", "dee" e "doo". Você normalmente não precisa golpear a língua em cada nota em uma peça. "Slurs" são linhas curvas sobre as notas que lhe dizem para tocar suavemente; você deve usar a língua apenas na primeira nota em um "slur". Se você não visualizar os "slurs", precisará golpear a língua em todas as notas.

Loading...

Prática rotineira

Com apenas 15 minutos por dia, você pode se tornar um mestre da técnica de golpe de língua simples. Quando usar a língua nas notas com uma sílaba, considere o registro da nota e pense sobre onde a língua deve ser colocada ou qual sílaba usar para obter um som claro. Você quer acertar o tom correto com a língua sem excesso de sopro. "Too" é uma sílaba ideal para notas baixas, e "tee" funciona bem para notas altas. Pratique oito semicolcheias seguidas por uma meia nota para cada nota da escala. Use a língua em cada nota. Toque duas semicolcheias de um tom seguido por duas semicolcheias de um campo de uma quinta acima; por exemplo, toque dois Sol seguidos de dois Ré.

Tipos de golpe de língua

Outros tipos de golpes de língua podem ser desenvolvidos depois que você estiver acostumado com o golpe simples. Você quer que sua técnica seja bastante rápida, mas quando as peças são tão rápidas que não é possível tocar cada nota com um golpe simples, você pode praticar o golpe duplo, que envolve dois movimentos da língua, um para os dentes da frente e outro para trás, longe de seus dentes. Para o golpe duplo, use combinações de sílabas, como "ta-ka", "ga-da", "tee-kee" ou "dee-gee." Se a sua técnica de golpe duplo for melhor do que a sua técnica de golpe simples, você deve praticar para fazer cada nota soar ainda mais clara.

Considerações

O golpe de língua simples não é algo que acontece de um dia para o outro. Através da prática e tempo, as notas vão soar mais claras. Pratique golpes suaves, que são ideais para passagens suaves. Tente também sotaques com uma língua dura, que é usada para passagens brilhantes em uma marcha, fanfarra ou cena de ação. Pratique lentamente até que consiga um bom som; gradualmente acelere o ritmo até se sentir mais confortável. Preste atenção à colocação de sua língua e memorize a forma como a língua sente a notas em diferentes registros.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...