Famosas lojas de roupas japonesas
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Um fã de moda que tenha visitado Tóquio pode maravilhar-se com a moda futurista, tão à frente de seu tempo, que o Instituto de Tecnologia de Moda de Nova Iorque diz que é mais avançada que a de ponta. Mesmo que você não tenha ido ao Japão, pode intrigar-se com o nível de detalhes que compõe as roupas japonesas. Comece aprendendo mais sobre as mais famosas lojas de roupas do Japão.
Uniqlo
A Uniqlo é uma das linhas de roupas casuais mais rentáveis do Japão. O "The Japan Times" reportou que a companhia arrecadou 685 bilhões de Ienes - aproximadamente 16,2 milhões de Reais - em vendas em 2009, nas mais de 770 lojas ao redor do Japão. A Uniqlo, que foi inaugurada em 1984, teve um grande aumento de popularidade no final dos anos 90, quando as lojas passaram a vender uma linha de lã que vendeu muito. Em 2009, mais de 100 lojas operavam em sete países. Nos Estados Unidos, visite a loja-conceito na cidade de Nova Iorque.
Ginza Mitsukoshi
Se você está procurando uma loja de departamentos luxuosa, que venda roupas de grifes renomadas, encontrará o que procura em Ginza, um dos distritos mais abastados de Tóquio. A Mitsukoshi começou a vender roupas - originalmente quimonos - no século XVII. Com mais de 40 bilhões de Ienes - algo próximo de 1 milhão de Reais - em vendas nessa locação específica, a Mitsukoshi rejeita marcas mais acessíveis como a Uniqlo, pois segundo o gerente geral da loja, Tatsuhiko Adachi, eles vendem roupas de "primeira classe" e "maduras", conforme publicado no "The Japan Times". Marcas japonesas e internacionais que você encontrará lá são Rika, Esther Perbandt, Peuterey, Gucci, Hermes, Chanel e Le Playce.
Marui OIOI
Uma das principais concorrentes da Uniqlo na venda de moda acessível e estilosa é a Marui OIOI, especializada em moda urbana japonesa para jovens. Em 2009, a Marui OIOI abriu uma loja "outlet" em Shinjuku, um distrito em Tóquio conhecido por ter o que há de mais novo em moda urbana. Essa loja diferenciou-se das demais na região ao criar um jardim em seu terraço, resultado de uma pesquisa que dizia que os consumidores gostariam de ter um lugar para relaxar enquanto fazem compras.
Baby, the Stars Shine Bright
Com lojas em Harajuku, Daikanyama e até mesmo Paris, Baby, the Stars Shine Bright - ou BTSSB - tem vendido moda no estilo "Lolita" desde 1988. Esse estilo trata de uma corrente japonesa única de roupas femininas, que é uma mistura da Era Vitoriana com modernos acessórios japoneses. Ao contrário das roupas de Era Vitoriana, no entanto, os vestidos "Lolita" têm saias curtas. A BTSSB vende diversas variações de roupas desse estilo, como "Sweet Lolita" em cores pastel, e "Gothic Lolita", apenas nas cores branco e preto.
Referências
Sobre o Autor
Amy McNulty has worked as a freelance writer since 2005. She has written for "Chocolate Zoom" and "The Japanese Tutor" among others. McNulty received a Bachelor of Arts in English with honors from Carthage College, where she also pursued minors in Asian studies and French.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images