×
Loading ...

Como testar o aquecedor de degelo de um refrigerador

Um aquecedor de degelo em um refrigerador é essencial para a sua funcionalidade. Se o sistema de degelo do seu refrigerador não estiver funcionando corretamente, a máquina pode atingir temperaturas que podem congelar e estragar sua comida ou danificar a própria unidade. É importante verificar o sistema regularmente para manter a durabilidade de sua geladeira. Felizmente, aprender a testar um aquecedor de degelo é um processo bastante simples.

Instruções

Checar regularmente o aquecedor de degelo da sua geladeira pode aumentar a durabilidade do aparelho (contents of fridge image by Christopher Hall from Fotolia.com)
  1. Desconecte a fonte de alimentação do seu refrigerador. Tentar trabalhar enquanto ainda tiver corrente elétrica correndo pela geladeira pode danificar o sistema, além de ser perigoso. Para interromper o fornecimento de energia do refrigerador, basta desconectá-lo da tomada ou desligar o disjuntor que controla o circuito.

    Loading...
    Desligue o seu refrigerador para evitar choques (plug image by Roman Sigaev from Fotolia.com)
  2. Remova o conteúdo do congelador de sua geladeira. Você precisará mover todos os itens que poderão impedi-lo de ter acesso ao aquecedor de degelo. Alimentos congelados podem ser empilhados em uma pia limpa temporariamente, até que o processo seja concluído. Verificar o aquecedor de degelo deve levar apenas alguns minutos, representando então pouco ou nenhum risco de deterioração dos alimentos.

    Esvazie o congelador para que você tenha mais espaço para trabalhar (Frozen peas image by Acqua Alta from Fotolia.com)
  3. Localize e remova o aquecedor de degelo. Na maioria dos modelos de refrigeradores, ele está localizado atrás de um painel de controle, na parte de trás da geladeira ou debaixo da parte inferior, sobre suas bobinas de evaporador. Desligue o painel que se conecta à geladeira, usando uma chave de fenda para remover os parafusos que o prendem no lugar. Sob esse painel, o aquecedor de degelo é ligado à unidade por dois fios. Puxe os conectores firmemente para desconectá-los dos terminais. Retire o aquecedor e coloque-o sobre uma superfície firme.

    Use uma chave de fenda para remover os parafusos que prendem o painel sobre o aquecedor (a screwdriver image by alri from Fotolia.com)
  4. Teste o seu aquecedor de degelo usando o multímetro. Defina o seu medidor para a configuração ohms X1. Usando as duas sondas no aparelho, coloque uma em cada um dos terminais do aquecedor e teste-o. A leitura de um aquecedor de degelo irá variar de refrigerador para refrigerador, mas um aquecedor que esteja funcionando irá mostrar um número positivo entre zero e infinito. No entanto, se o seu multímetro mostrar zero ou infinito, entre em contato com um profissional para ajudá-lo a corrigir o seu aparelho o mais rápido possível.

    Coloque o seu multímetro na configuração ohms X1 para testar o seu aquecedor de degelo (digital multimeter 3 image by dinostock from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Se estiver tendo problemas com o processo ou se sentir que pode demorar mais tempo do que o esperado, coloque os alimentos perecíveis em um isopor para que não estraguem.

Aviso

  • Lembre-se de desconectar o refrigerador da fonte para evitar riscos de choque.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Multímetro

Referências

Loading ...
Loading ...