Como testar o capacitor de partida do compressor de uma geladeira

••• capacitor, kondensatoren, kondensator image by Sascha Wilsrecht from Fotolia.com

Compressores hermeticamente selados utilizam capacitores de partida no motor para os ajudar a desenvolver o torque extra necessário para partir sob carga. Os capacitores de partida dos motores podem falhar por muitos motivos, com o tempo e o calor sendo as duas maiores causas. A geladeira não irá ligar em qualquer dos casos. O termostato ficará apagado e o compressor/motor hermeticamente fechado começará a fazer ruídos altos, continuando com os ruídos até que o motor sofra um pico de corrente, que pode chegar a 30 amperes, estragando os circuitos do disjuntor ou do fusíveis. O teste e a troca do capacitor de partida do motor são fáceis de se realizar.

Passo 1

Localize o capacitor de partida do motor. Ele fica anexado ao compressor/motor ou preso à estrutura da geladeira, é um dispositivo preto de plástico, parecido com uma lata com dois ou mais fios ligados a ele (vide a foto acima).

Passo 2

Remova cuidadosamente a tampa ou qualquer outro envólucro, expondo as conexões elétricas. Não as toque com seus dedos, pois um capacitor armazena carga elétrica mesmo após a geladeira estar desligada.

Passo 3

Descarregue o capacitor colocando o resistor de potência entre duas chaves de fenda, usando as garras-jacaré, e encostando uma chave de fenda em cada terminal do capacitor. A carga irá sair lentamente por causa da resistência, deixe as chaves de fenda encostadas por vários segundos para se certificar de que o capacitor se descarregue completamente. Repita este processo após alguns segundos para descarregar qualquer carga remanescente.

Passo 4

Remova os conectores usando o alicate de ponta e retire o capacitor da geladeira. Sua voltagem e capacitância estarão marcadas nele. Geralmente serão de 110 Volts e de 185 a 225 mfd. Esta última unidade indica a capacitância em microfarad.

Passo 5

Ajuste seu multímetro digital para ler a capacitância. Ligue os condutores aos terminais do capacitor e espere alguns segundos até que a leitura se estabilize. Um bom capacitor deve apresentar uma leitura até 5% abaixo do intervalo especificado. Portando, qualquer resultado acima de 175,75 mfd é bom para um capacitor entre 185 e 225 mfd.

Passo 6

Um simples teste da resistência lhe dirá se um capacitor é capaz de receber carga, mas não lhe dirá o quanto de carga ele receberá e armazenará. Os testes de resistência só lhe dirão se as placas do capacitor estão em curto-circuito ou se estão abertas e incapazes de receber carga.

Mais recentes

×