Como testar a bobina de um motor de popa

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Um motor de popa funciona independente de outros dispositivos mecânicos ou elétricos a bordo. A bobina é uma parte crítica do sistema de ignição de um motor de popa. Ela é constituída por um circuito primário e um secundário. Se estiver com defeito, o motor vai girar, mas não dará partida -- ou não vai funcionar corretamente. Se o motor não der partida ou operar em condições ruins -- com estampidos e guinadas --, teste a resistência da bobina usando um voltímetro. Os valores dados por um medidor de voltagem estão em ohms (unidade de resistência no Sistema Internacional).
Step 1
Desconecte os fios dos terminais positivos e negativos da bobina. Eles estão ligados ao circuito primário e este está ligado à bateria, que cria uma carga.
Step 2
Desligue a vela de ignição da torre da bobina. Essa torre está ligada ao circuito secundário, que envia a carga elétrica da bobina para o distribuidor, onde a tensão é, então, enviada para as velas de ignição, para acionar o motor. Não teste a bobina com qualquer desses fios ligados nela.
Step 3
Ligue o voltímetro. Gire o botão na face do medidor para ohms, não para tensão CC ou CA. Você está testando a resistência, não a "amperagem" ou a corrente. Olhe para a tela, se o medidor tiver uma. Se uma ferradura de cabeça para baixo aparecer, o medidor estará pronto para ler ohms (resistência). Para um motor de popa, gire o botão do medidor para 200. Outras opções incluem 2.000, 20.000 ou maiores. Esses valores são muito altos.
Step 4
Teste o circuito primário. Coloque uma sonda do medidor no terminal positivo e a outra no negativo. É irrelevante qual sonda toca qual terminal, porque você está testando um circuito. Os valores de um motor de popa devem situar-se entre 0,02 e 0,04. Se os ohms não estiverem dentro dessa faixa, a bobina está com problemas.
Step 5
Teste o circuito secundário. Coloque a sonda negativa -- geralmente preta -- no terminal negativo e a positiva -- normalmente vermelha -- na torre da bobina. O multímetro deve marcar entre 8 e 11. Se a resistência do circuito secundário não estiver dentro dessa faixa, a bobina está com problemas.
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