Como testar se pilhas de 1,5 v ainda estão boas

Um multímetro digital padrão

multimeter image by dinostock from Fotolia.com

As pilhas AA, AAA e outras menos comuns possuem uma tensão nominal de 1,5 volts. A tensão nestas pilhas reduzirá lentamente ao longo do seu tempo de vida. Elas continuarão trabalhando até que a tensão atinja 1,1V, onde elas não são mais úteis e devem ser substituídas. Você pode usar um multímetro padrão para testar a tensão e determinar o quanto elas ainda têm de vida.

Step 1

Ajuste o multímetro para o modo de corrente contínua, o qual pode estar representado pelas letras DCV ou por uma única linha com três linhas tracejadas abaixo dela.

Step 2

Ajuste o multímetro no primeiro valor acima de 1,5 v, mantendo-o na configuração de corrente contínua. Normalmente, as marcas do dispositivo têm valores crescentes por potências de 10. Por exemplo, um aparelho pode ter configurações de corrente direta de 2 v, 20 v e 200 v. Neste caso, iremos escolher 2 v, porque está mais próximo de 1,5 v.

Step 3

Encoste o fio vermelho do multímetro no terminal positivo da pilha. Em pilhas AA e AAA, isto é o inchaço elevado em uma das extremidades do cilindro. Toque o fio preto no terminal negativo da pilha. O terminal negativo está no lado oposto do terminal positivo no cilindro.

Step 4

Segure ambas as pontas de prova no lugar e olhe no visor do multímetro. Ele deve ler entre 1,1 v e 1,5 v. Uma pilha em 1,5 v está quase totalmente carregada, uma em 1,1 v está completamente morta.

×