Como alargar um gorro de lã que encolheu

••• Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Qualquer peça feita de lã pode encolher se for exposta à água e friccionada. O quanto ela encolhe depende de vários fatores, incluindo o tipo de lã da qual a peça é feita, o quão apertado a peça foi tecida ou tricotada e quanto tempo ela foi exposta à água e fricção. A causa mais comum da feltragem acidental – o termo usado quando uma peça de lã encolhe dessa forma – é a lavagem inadequada. Mesmo que a maioria das peças feltradas possam voltar à sua forma, alguns casos extremos podem ser um caso perdido.

Passo 1

Encha a pia ou a bacia com água morna. Adicione 1/4 xícara de produto para roupas de lã.

Passo 2

Mergulhe o gorro encolhido na água e deixe de molho por 30 minutos.

Passo 3

Drene a pia. Pressione o gorro gentilmente para remover o máximo de água que você puder. Remova o gorro e enrole-o em uma toalha.

Passo 4

Estique o gorro de volta para sua forma anterior usando suas mãos. A lã que ficou de molho é bastante flexível e será fácil de esticar. Faça isso em ambas as direções para aumentar o tamanho.

Passo 5

Coloque o gorro úmido na sua cabeça para ver se cabe. Estique-o novamente se necessário para aumentar o tamanho. Se você esticou o gorro demais acidentalmente, molhe-o e tente de novo.

Mais recentes

×