×
Loading ...

Que tipo de tinta se fixa em plástico?

Muitas pessoas têm dificuldades em fazer com que tinta adira em superfícies de plástico. Pelo fato do plástico ser escorregadio e não poroso, ele não propicia uma boa aderência durante a aplicação. Nenhum tipo de tinta se fixará nesse tipo de material a menos que ele tenha sido propriamente condicionado a isso, mas, uma vez que esse plástico tenha sido preparado, o oposto acontece. Entretanto, alguns tipos de tinta se adequam mais, dependendo do local e da funcionalidade da superfície do plástico.

Tinta não adere em plástico não lixado (sandpapier image by Thomas Aumann from Fotolia.com)

Preparação

A tinta não aderirá ao plástico a menos que antes ele tenha sido desgastado. Superfícies plásticas devem ser lixadas com uma lixa fina para criar uma superfície de forma que o produto tenha uma boa aderência. Nunca use uma lixa abaixo de 120, já que ela pode danificar o plástico com arranhões.

Loading...

Primer

Uma vez que o plástico tenha sido desgastado, ele necessita de um primer. Primers de látex acrílico são apropriados se o plástico for receber uma tinta à base de água. Um primer à base de óleo serve para plásticos somente quando utilizado juntamente com uma tinta também à base de óleo.

Plástico maleável

Plásticos que se dobram precisam de tintas com elasticidade. Tintas de acrílico e látex são apropriadas para superfícies de plásticos maleáveis, porque elas propiciam flexibilidade suficiente para se moverem com a superfície subjacente. Tintas à base de óleo não possuem uma maleabilidade como a desse tipo de plástico e, eventualmente, acabarão se quebrando.

Plástico rígido

Superfícies de plástico rígido podem ser pintadas com tintas de acrílico, látex ou à base de óleo. As tintas à base de óleo propiciam um acabamento mais brilhante, durável e suave. A aplicação de tinta epóxi produz qualidades semelhantes para aqueles que querem evitar as à base de óleo.

Condições

Tintas comuns de látex são úteis para superfícies interiores de plástico. Entretanto, plástico exterior deve ser coberto com tintas acrílicas de látex. Essas tintas propiciam elasticidade extra. Isso as ajuda a expandir e contrair em variações de temperatura.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...