Tipos de areia para jato de areia

Areia

Image by Flickr.com, courtesy of Hamed Saber

O jateamento de areia é feito com uma variedade de mídias de corte. Os materiais usados além da areia, incluem óxido de alumínio, carbeto de silício, casca de nozes moídas e contas de vidro. Areia marrom e cristais de sílica são as areias mais frequentemente usadas. A areia de sílica é a mais encontrada no mercado. Tenha em mente que há riscos de saúde associados à inalação da poeira produzida pelo jateamento com areia de sílica.

Tamanho das partículas

A areia é classificada por sua aspereza. A brita, uma medida da textura, é calculada despejando areia por uma peneira. O tamanho da peneira é chamado de rede. A brita áspera corta mais rápido, e é mais útil removendo ferrugem e outros trabalhos brutos. A brita fina deixa um acabamento mais suave. Britas de 30 a 80 são usadas em madeira ou pedra. As de 100 a 150 são usadas em jateamento em janelas, 150 a 220 para peças de vidro e troféus e 220 a 400 para jatos micro. A brita mais fina geralmente custa mais caro.

Forma das partículas

Algumas areias, como as que são encontradas nos rios, têm pontas arredondadas, melhores para produzir superfícies polidas. Pedra moída geralmente produz areia angular, com pontas triangulares, melhores para cortes brutos.

Areia de praia

É possível usar areia bruta de praia para jateamento. Um dos obstáculos é que a areia da praia inclui sal, que se depositado no metal que estiver jateando, pode deixá-lo mais suscetível à ferrugem depois de pintado. É preciso lavar a areia da praia antes de usá-la. Também é necessário estar atento que a qualidade da areia de praia pode variar no curso de alguns quilômetros. Areia de praia tem uma tendência ao colapso, então não é boa para o uso repetitivo.

Areia de sílica

Esta é a mais usada, pois é barata e disponível. O problema é que ela quebra rápido e cria poeira, podendo ser nocivo ao operador. A silica é em geral na forma de partículas mínimas de quartzo.

Outras areias

É possível usar quase qualquer areia para jateamento. A maioria é composta com sílica. Areias tropicais e litorâneas são geralmente feitas de calcário. Outras são feitas de gesso, calcário, basalto e outros minerais, incluindo obsidiana, que cria areia preta. Em geral, areias escuras são mais duras que areias claras.

Aviso

De acordo com o site dalefield.com, a inalação prolongada da poeira produzida por jateamento com sílica pode levar a doenças sérias de pulmão, como silicose. Inalar partículas de silício na poeira pode ferir os pulmões do operador, causando respiração curta, coloração azulada na pele e febre. Ao jatear com areia de silício, use sempre uma máscara ou material para filtrar a poeira.

eHow Brasil
×