×
Loading ...

Que tipos de cães têm cabelo e não pelos?

Há ao menos 36 raças de cães que têm cabelos no lugar de pelos. Muitas delas estão registradas no American Kennel Club, enquanto algumas são menos conhecidas. Se não forem aparados, os cabelos podem crescer indefinidamente. De toda forma, algumas dessas raças são predominantemente carecas, muitas não soltam pelos e muitas são até mesmo hipoalergênicas.

Dois poodles brancos (poodle pair image by Tinu from Fotolia.com)

Cães de raça grande

Nas raças maiores, os cabelos podem ser cacheados, ondulados ou lisos, ásperos e frisados, e bem escassos. O Poodle comum, o cão d'água português e o cão d'água irlandês têm cabelos cacheados. O Bearded Collie tem um pelo solto e liso. Pelos ásperos e frisados podem ser vistos no Airedale e no Shnauzer gigante. O Xoloitzcuintli, comumente chamado xolo, e o cão pelado peruano são predominantemente pelados com cabelos lisos crescendo em algumas partes do corpo. O xoxo tem uma variedade de cabelos, além da pelada. As necessidades e cuidados são particulares a cada espécie, com a maioria requerendo atenção mensal ou diária.

Loading...

Cães de raça médios

A maior variedade de raças com cabelo encontra-se neste grupo. Com cães pastores, de companhia, farejadores e levantadores, e é um grupo diverso. Cabelos enrolados são encontrados no Poodle miniatura e no Logatto Romagnolo; ásperos no Bedlington Terrier, Kerry Blue Terrier, Pastor Polonês da planície, Lhasa Apso, xolo miniatura e pequeno cão leão, para citar alguns. A única variedade pelada é uma variação do xolo miniatura.

Neste grupo, também encontramos três pelagens pouco comuns. O Basenji tem cabelos muito curtos e macios, o Puli e o Bergamasco, ambos cães pastores, desenvolvem estilos rastafari naturalmente se não forem aparados.

Cães de raça pequenas e toys

Das variedades menores de cães com cabelo, várias raças muito populares estão incluídas. O Poodle miniatura, o Bichon Frisé, Maltês, Yorkshire terrier, Schnauzer miniatura e Shih Tzu têm características diferentes, mas são amplamente aceitos como excelentes cães de companhia, e necessitam de cuidados mensais. Os menos conhecidos deste grupo são o Bolonhês, o Griffon de Bruxelas, o Xolo toy, o Coton de Tulear e o Dandie Dinmont Terrier.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...