×
Loading ...

Tipos de Dança Esportiva

Muitas pessoas que não são dançarinos podem apreciar as exigências físicas e atléticas da dança, não somente como uma forma de arte, mas também como um esporte. Embora originalmente o termo "Dança Esportiva" foi cunhado para ajudar dança de salão ganhar reconhecimento nas Olimpíadas, hoje o termo evoluiu para designar uma sofisticada forma de dança competitiva. Existem quatro formas de Dança Esportiva: Tradicional, Latina, Rock'n'Roll e as Dez Danças.

A Dança Esportiva combina elementos atléticos e artísticos da dança (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Tradicional

A modalidade Tradicional de Dança Esportiva é mais comumente reconhecida como dança de salão. Também é a mais popular e a mais reconhecida forma de Dança Esportiva, graças às diversas competições internacionais em que a modalidade aparece. Competidores na categoria tradicional de Dança Esportiva geralmente competem em categorias separadas para cada dança, como na Valsa, Foxtrot lento e Quickstep. Fantasias para essa modalidade são elaboradas mas mais conservadoras que as de dança Latina, vestidos de comprimento até o chão que cobrem o pescoço são muito comuns.

Loading...

Latina

A modalidade de dança Latina difere amplamente de outras modalidades da Dança Esportiva. A Dança Esportiva Latina é uma forma muito rítmica de Dança Esportiva, com os dançarinos confiando fortemente na batida de músicas específicas que tocam para executar suas danças. O Samba, a Rumba e o Cha Cha são danças comuns de se ver na modalidade Latina dos eventos de Dança Esportiva. Fantasias para Dança Esportiva Latina são mais reveladoras e sensuais que nas outras categorias e geralmente possuem enfeites mais complexos e adornamentos.

Rock

A modalidade de Rock 'n' Roll das competições de Dança Esportiva é relativamente nova comparada às modalidades Tradicional e Latina. Ela inclui diversas acrobacias dentro das coreografias. Geralmente referido como Dança Swing ou Swing da Costa Oeste, o Rock 'n' Roll tem diversos movimentos de dança vistos nos anos 50 e 60. Dançarinos geralmente usam fantasias que completem o estilo da dança, como calças e camisetas estampadas para homens e saias com muito movimento para mulheres.

Dez Danças

As Dez Danças são uma modalidade da Dança Esportiva geralmente vista em competições internacionais nas quais os competidores são experientes e intensos. Isso porque é necessário muita habilidade, prática e memória para competir na categoria de Dez Danças. Os dançarinos devem aprender 10 danças individuais e apresentá-las em uma única competição. As Dez Danças incluem Valsa, Tango, Valsa Vienense, Foxtrot e o Quickstep, assim como Samba, Cha Cha, Rumba e Jive.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...