×
Loading ...

Que tipos de flores a borboleta-monarca come?

As monarcas adultas não comem flores mas bebem o néctar, uma substância açucarada produzida pelas flores. A borboleta-monarca -- assim como as outras borboletas -- é projetada para beber líquidos. Sua boca, chamada de probóscide, é um tubo semelhante a um canudo, que é mantido enrolado até que a borboleta esteja pronta para comer. A probóscide permite que as borboletas-monarcas alcancem o néctar no fundo do centro da flor. As monarcas são um dos poucos insetos capazes de fazer travessias transatlânticas.

As borboletas-monarcas são um dos poucos insetos capazes de fazer travessias transatlânticas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Asclépia

Embora as monarcas adultas bebam o néctar de quase qualquer flor, a planta asclépia é necessária para suas larvas. Na verdade, sem a asclépia as larvas não seriam capazes de se transformar em adultas. De acordo com o Serviço Florestal dos EUA, as monarcas utilizam uma variedade de espécies de asclépias como hospedeiras para suas larvas, mas são atraídas pelas espécies que possuem a maior quantidade de certos compostos químicos. Quando as larvas das monarcas comem asclépias com esses compostos, elas se tornam venenosas para predadores em potencial. Duas plantas asclépias que o Serviço Florestal dos EUA diz serem as preferidas das monarcas são a Asclepias amplexicaulis e a Asclepias californica.

Loading...
As larvas da borboleta-monarca não podem se desenvolver sem asclépias (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Plantas floríferas

Qualquer planta florífera atrai as monarcas. Algumas flores comuns cujo néctar as monarcas bebem são apócino, trevo-vermelho, cardo, lantana, lilás e solidago, de acordo com o University of Washington NatureMapping Program. Se você estiver plantando um jardim inteiro para as borboletas-monarcas, forneça uma variedade de flores que desabrochem em diferentes meses. Se morar em um lugar frio, inclua flores que desabrochem no outono, quando as monarcas precisam de energia para migrar para um lugar quente. O University of Washington NatureMapping Program observa que, no outono, as adultas visitam liátris, vernônias e bidens. Assim como outras borboletas grandes, as monarcas preferem flores grandes com superfícies planas e abertas na qual possam pousar enquanto bebem.

As monarcas bebem néctar de qualquer planta florífera (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Dicas gerais

Existem algumas orientações gerais para atrair borboletas para os jardins.A Missouri Botanical Garden Butterfly House recomenda utilizar plantas coloridas. As borboletas parecem ser atraídas por vermelho, laranja, amarelo, roxo e rosa-escuro. Um jardim grande e colorido é fácil para as borboletas encontrarem, principalmente enquanto as flores balançam em uma brisa. Portanto, colocar flores que atraem as monarcas em grupos no seu jardim, com três ou mais do mesmo tipo crescendo próximas, atrairá o maior número de borboletas. Também é aconselhável não utilizar pesticidas químicos nas flores. AMissouri Botanical Garden Butterfly House recomenda utilizar métodos naturais, como plantar malmequeres, petúnias, hortelã e outras ervas que repelem as pragas naturalmente, assim como usar sabão inseticida. Além disso, incentivar insetos benéficos, como as joaninhas, a entrarem no seu jardim ajudará a manter as pragas sob controle. De acordo com o site Pioneer Thinking, as joaninhas são atraídas por plantas cujas flores possuem formato de guarda-chuva, como funcho, endro, coentro, alcaravia, angélica, tanásia, cenoura-selvagem e milefólio. Outras plantas que também atraem as joaninhas, observa o Pioneer Thinking, são cosmos (principalmente as brancas), coreópsis e gerânio e dente-de-leão perfumados.

Dicas gerais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Árvores frutíferas com flores

As plantas floríferas não são os únicos seres vivos que você pode cultivar para alimentar as monarcas. Monarcas adultas consumem uma variedade de coisas, incluindo líquidos de frutas que os humanos comem, de acordo com o site Monarch Butterfly. Você também pode plantar árvores frutíferas com flores que forneçam tanto néctar quanto, com o tempo, frutas que as monarcas também podem aproveitar.

Árvores frutíferas com flores (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...