Sinais de insegurança emocional em um homem

Os homens emocionalmente inseguros podem causar brigas nos relacionamentos

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Frequentemente são feitas piadas sobre as inseguranças emocionais dos homens, mas muitas vezes estar em um relacionamento com um homem que tem inseguranças emocionais pode ser abusivo e perigoso. Um homem com problemas emocionais pode ser abusivo e agressivo, por isso é melhor ter cuidado ao lidar com um parceiro masculino que esteja mostrando sinais de insegurança emocional. Essa insegurança pode variar de uma competitividade simples à grosseria com intervalos entre elas.

Defensividade

Casal tendo uma conversa séria

Pixland/Pixland/Getty Images

Os homens que são emocionalmente inseguros não podem receber críticas muito bem. Qualquer palavra de crítica é tomada como um ataque ao invés de uma oferta genuína de ajuda. Ele não pode ver como pode melhorar a si mesmo. Qualquer um que ofereça palavras de conselho para ele é um inimigo e só está tentando atacá-lo e levá-lo para baixo. Esse é um homem que não é capaz de aceitar que não existe problema em ser falho.

Brincadeiras e conversas excessivas

Brincadeiras de patins

Karl Weatherly/Photodisc/Getty Images

Um homem inseguro está sempre fazendo uma piada ou conversando sobre alguma coisa. Um homem que está sempre contando piadas quer ser o centro das atenções e pode ultrapassar os limites da decência para obter essa atenção. Ele é um tipo que se sente desconfortável com o silêncio, que deve sempre ter algo a dizer. Sua insegurança empurra-o para fazer piadas grosseiras à custa dos outros, a fim de ser o centro das atenções e manter suas opiniões à frente.

Bullying

Prática de bullying entre adultos

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Os homens emocionalmente inseguros são valentões. Se eles ficam em uma posição de poder, usam sua autoridade para empurrar as pessoas ao redor, a fim de provar que são melhores do que todos os outros. Um homem inseguro se sente ameaçado por pessoas e usa qualquer poder que ele tenha para forçar os demais a fazer suas vontades. Ele, muitas vezes, pune os outros apenas por punir ou para dar um exemplo. Um homem emocionalmente inseguro exerce a sua autoridade para esmagar as pessoas e garantir que elas não sejam uma ameaça. Para ele, todo mundo é uma ameaça a ser neutralizada.

Competitivo

Casal jogando videogame

James Woodson/Digital Vision/Getty Images

Tudo é uma competição com um homem emocionalmente inseguro, porque ele está sempre medindo-se contra todos os outros. Ele também é altamente materialista. Esse tipo de homem deve ter o melhor carro, a maior casa e mais dinheiro. Ele não pode se sentir bem sobre si mesmo, a menos que ele tenha essas coisas porque baseia toda a sua autoestima na competição que ele mesmo estabelece entre si e os demais. Se ele não ganhar, sente que é menos homem. Por isso, faz tudo que pode para ganhar na sua visão.

Ciúme

Homem ciumento com suspeitas

Pixland/Pixland/Getty Images

Nos relacionamentos, um homem emocionalmente inseguro tem ciúmes da relação de sua parceira com outras pessoas. Ele não consegue entender o que a sua parceira vê nele, por isso está sempre esperando que ela vá embora. É por isso também que ele constantemente a questiona, segue-a e desconfia dela. Ele não pode confiar que ela desejará ficar com ele e pensa que ela acabará sendo sensata e encontrando outra pessoa. Suas inseguranças são as coisas que tendem a conduzir as parceiras a afastarem-se.

Abusivo

Relacionamento abusivo

Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images

O abuso é um dos sinais característicos de um homem emocionalmente inseguro. Essa é a melhor forma com a qual ele tenta controlar sua parceira. Se ele pode convencê-la a ficar, então não tem que se preocupar com a possibilidade de abandono. O homem emocionalmente inseguro concentra toda a sua atenção sobre o que ele não tem e como ele pode controlar o ambiente ao seu redor. O abuso permite-lhe controlar a pessoa que ele é, utilizando-o para tornar os demais submissos. Um homem que é emocionalmente seguro poderia permitir que seu parceiro pensasse e agisse por conta própria, sem abuso físico, verbal ou mental.

eHow Brasil
×