As características físicas dos gregos

As características humanas dos gregos retratadas na arte clássica não refletem necessariamente as características gregas

Creatas Images/Creatas/Getty Images

A característica física dos gregos deriva da genética, assim da dieta e da geografia. Por exemplo, gregos possuem tipicamente pele cor de oliva, o que resulta da herança, do clima do Mediterrâneo e da dieta rica em azeite de oliva, peixe e outras fontes de rejuvenescimento de pele como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. As características físicas dos gregos os distinguem dos outros povos europeus.

Nariz e Boca

Na arte Clássica, os gregos possuem narizes que formam uma linha reta da base a ponta, ao invés de serem redondos e curvados na ponte nasal. Esse nariz liso e reto era considerado o nariz perfeito, como retratado no Davi, de Michelangelo. Na verdade, os gregos geralmente possuem uma protuberância na ponte nasal, que é comumente chamada de "corcunda nasal". O narizes gregos variam em tamanho, mas são, em geral, de médio para grande. Gregos geralmente possuem bocas grandes, mas a forma e a grossura dos lábios varia.

Olhos

Os gregos são conhecidos por terem olhos grandes e cílios grossos. Nos gregos, a cor dos olhos é normalmente entre castanho escuro ou médio. Aproximadamente 25 porcento dos gregos possuem olhos azuis, cinzas ou verdes, apesar de essas cores geralmente se misturarem com o castanho da íris. Olhos bem pretos são raros nos gregos apesar de sua pele morena.

Cabelo

O cabelo dos gregos é frequentemente preto ou castanho escuro. Às vezes, fios loiros ou castanhos podem aparecer, mas uma cabeça coberta por cabelos loiros ou ruivos não é comum em pessoas com herança grega. Contudo, não é tão incomum que bebês gregos tenham cabelos loiros, mas esses escurecem a medida que crescem. A textura dos cabelos gregos varia de fina a grossa. O cabelo grego geralmente tem bastante volume e algumas ondas ou cachos. Cabelos oleosos também são comuns.

Pele

A pele grega é normalmente cor de oliva ou morena clara. Alguns gregos possuem peles mais claras com tons rosados ou pêssego, mas não são tão comuns quanto o tom de oliva. A pele grega é geralmente macia e radiante, dando ao rosto um brilho saudável. De acordo com a dermatologista Macrene Alexiades, "as mulheres gregas são abençoadas com a pele do Mediterrâneo, que é clara em cor, mas possui melanina o suficiente para proteger e absorver os prejudiciais raios UV." É incomum aos gregos, mesmo aos de pele mais clara, terem queimaduras solares tão facilmente como os europeus de descendência Anglo.

eHow Brasil
×