Tipos de máquinas usadas para fabricar porcas e parafusos
nuts and bolts image by Darren White from Fotolia.com
Porcas, parafusos e pregos são capazes de unir quase todos os materiais. De brinquedos a carros, móveis a arranha-ceús e tudo que há entre eles, praticamente todos dependem de prendedores de metal. Porcas e parafusos são fabricados em diversos tamanhos diferentes. A cabeça de um parafuso sextavado é medida entre os lados de um hexágono. As medidas padrão brasileiras são calculadas em milímetros. Essas peças também são medidas pelos seus diâmetros. Essa medida é tirada na abertura mais larga que os sulcos fazem. Mesmo sendo objetos pequenos, são necessárias diversas máquinas para fabricá-los.
Prensa forjaria
Esse tipo de de prensa é projetada para fazer qualquer tipo de cabeça de parafuso. As cabeças dos parafusos são forjadas ou marteladas para tomar forma. Essa máquina opera usando uma fieira presa a uma haste sulcada. Essa haste tem um braço no topo que gira rapidamente, normalmente para cima, para dar forma ao metal. As peças forjadas então são ejetadas através da parte de baixo da prensa. Os primeiros modelos dessa máquina eram operados manualmente, mas passaram a usar vapor e depois água.
Pontas montadas e fieiras
Pontas montadas e fieiras são ferramentas de corte que criam sulcos de parafuso a partir de materiais sólidos como metal e madeira. As pontas montadas são usadas para cortar porcas, que são a parte "fêmea" do conjunto. Fieiras fazem a parte "macho", o parafuso. O processo para fazer sulcos em um furo é chamado de punção. Usar uma fieira para cortar é chamado de rosqueamento.
Máquinas de chanfrar
O ato de chanfrar significa cortar ou biselar a borda de um material como o metal. Máquinas de chanfrar podem criar qualquer tipo de formas de canto, como redondas, quadradas e de dois lados. A maioria das máquinas desse tipo trabalham com barras de metal de no mínimo 2,5 a 5 m de comprimento e de 1 a 5 cm de diâmetro. Algumas empresas usam máquinas para fins comerciais além de chanfrar o material, como estampar peças completadas.
Referências
Sobre o Autor
Michael Gunderson has been writing professionally since 2005. He is an independent film writer and director with several projects in the works. He has written for the comedy troupe "The Brothel" and produced his own television pilot, "Dingleberry." He has a Master of Fine Arts in screenwriting from the American Film Institute and a Bachelor of Arts in linguistics from New York University.
Créditos Fotográficos
nuts and bolts image by Darren White from Fotolia.com