×
Loading ...

Tipos de pictogramas

Os pictogramas são figuras que retratam objetos concretos e podem transmitir informações de fácil compreensão até mesmo para pessoas que falem línguas diferentes. Eles surgiram primeiramente como pinturas rupestres produzidas por povos pré-históricos ou nossos ancestrais. Gradualmente, outras culturas começaram a usá-los em seus sistemas, tais como escrever e contar. Hoje os pictogramas servem principalmente para fins estatísticos.

Os pictogramas antigos transmitiam facilmente uma mensagem compreensível para falantes de todas as línguas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Pré-históricos ou desenhos e pinturas nas rochas

Os arqueólogos aprenderam sobre culturas primitivas através de pictogramas deixados nas rochas e nas paredes das cavernas. Os que foram encontrados na França e na Espanha datam de mais de 30.000 mil anos e turistas ainda podem ver os pictogramas deixados pelos Americanos Nativos em San Rafael Swell, Utah, bem como no Mystic Shelter e no Painted Rock Canyonin, no Texas. Os índios das planícies da América do Norte deixaram pictogramas, contando histórias sobre sua vida cotidiana, batalhas e heróis. Eles também os usavam como avisos. Muitas culturas aborígenes na Austrália e na África ainda fazem uso das pinturas rupestres.

Loading...

Escritura de símbolos

Praticamente todas as linguagens escritas começaram como pictogramas. Sob o comando do imperador Huang Di (2697-2597 a.C.), Can Ji, o historiador da corte, formulou a língua escrita chinesa baseada em pictogramas. Com o passar dos últimos 5.000 mil anos, essas representações tornaram-se estilizadas e simplificadas. Outros sistemas de escrita arcaicos, tais como cuneiforme, hieróglifos e hebraico também começaram como pictogramas.

Sistema de contagem e negociações

Os pictogramas formaram o sistema Asteca de contagem. Ao utilizar uma base de contagem de 20 em 20, uma imagem de uma bandeira representava aquele número e um pictograma de uma árvore de abeto representava 400, enquanto a algibeira representava 8.000 mil.

As culturas astecas e fenícias usavam pictogramas para fazer registros e relatos sobre negociações.

Diagramas e gráficos

Os pictogramas modernos incluem diagramas e gráficos que exigem formas pictoriais para representar dados estatísticos. Para reduzir o tamanho do gráficos, pictogramas (ícones apresentando informações estatísticas e categóricas) mostram quantidades de valores dos dados. Geralmente, eles pedem uma legenda. Os ícones podem ser todos do mesmo tamanho ou podem variar para representar mudanças nos dados.

As vantagens no uso dos pictogramas incluem facilidade de leitura, apelo visual e do uso de ícones-chave, as desvantagens incluem o fato de que podem ser muito simples. Eles tendem a funcionar melhor entre apenas dois e seis categorias e quantificar ícones parciais pode ser difícil.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...