As diferenças entre pentáculo e pentagrama

Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Pentáculos e pentagramas são símbolos comumente usados pelos Wiccans e outros praticantes neo-pagãos. Seus usos datam de desde antes dos tempos cristãos, no entanto, alcançaram uma certa notoriedade entre os cristãos como símbolo satânico. Embora a Igreja de Satã reconheça um símbolo superficialmente similar -- o Sinete de Baphomet -- como seu símbolo oficial, o uso e significado desse símbolo são diferentes dos do pentáculo e pentagrama pagãos.
Características em comum e similaridades

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Os pentagramas e pentáculos possuem a estrela de cinco pontas como sua característica central. Ambos podem ser desenhados com uma ponta apontando para cima e duas para baixo ou invertidas, com duas pontas para cima e uma para baixo. Outros símbolos que são semelhantes em aparência contém outros símbolos dentro ou ao redor da estrela.
Pentagramas

Jeff Randall/Lifesize/Getty Images
O pentagrama é tradicionalmente expresso como uma estrela de cinco pontas sem adornos. Ele é usado desde o século 6 a.C. como um símbolo clandestino dos seguidores de Pitágoras, que ensinava a busca pelo conhecimento; a Ordem Maçônica moderna traça sua origem nessa época. Os primeiros cinco livros das Escrituras Hebraicas, coletivamente conhecidas como a Torah, também são representados por um pentagrama e, em tempos cristãos, foi usado como um símbolo das cinco feridas que Jesus recebeu durante a crucificação.
Pentáculo

NA/PhotoObjects.net/Getty Images
O pentáculo difere do pentagrama no sentido de que ele possui uma estrela de cinco pontas cercada por um círculo; um pentáculo invertido, por exemplo, adorna a Medalha de Honra Congressional dos Estados Unidos. Enquanto ele é principalmente um símbolo de espiritualidade Wiccan, pentáculos inclinados ou invertidos foram incorporados nos logos de algumas bandas de hard rock e heavy metal para passar uma imagem mais perigosa e rebelde, graças a sua associação com o Satanismo entre os leigos para projetar o efeito desejado.
Sinete de Baphomet
O Sinete de Baphomet é um pentáculo invertido com uma cabeça de bode incorporada no design da estrela. Em algumas representações, as duas pontas superiores formam os chifres do bode, e a ponta inferior forma o focinho ou queixo do bode. Seu uso data desde antes de qualquer grupo organizado que se diz praticante de Satanismo, e é ligado à tortura dos cavaleiros Templários durante a Inquisição.
Referências
Sobre o Autor
Rob Callahan lives in Minneapolis, where he covers style, culture and the arts for Vita.MN and "l'étoile Magazine." His work has earned awards in the fields of journalism, social media and the arts. Callahan graduated from Saint Cloud State University in 2001 with a Bachelor's degree in philosophy.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images