Lista das quatro operações básicas na computação

public computers image by araraadt from Fotolia.com

Nos dias de hoje, dependemos cada vez mais dos computadores para quase tudo, desde manter contato com os amigos à realizar transações financeiras. Com os avanços cada vez mais frequentes acontecendo na tecnologia, tem ficado cada vez mais fácil esquecer os fundamentos que fizeram essa tecnologia moderna possível. Os computadores fazem todas essas coisas porque são capazes de realizar quatro operações básicas.

Entrada

keyboard image by Fyerne from Fotolia.com

Apesar da inteligência que a maioria dos computadores tem, eles ainda dependem dos seres humanos para lhes dizer o que fazer e fornecer dados a serem processados. Os computadores de hoje aceitam a entrada de uma variedade de dispositivos. Os dois que provavelmente você está mais familiarizado são o teclado e o mouse.

Uma ampla variedade de outros dispositivos agem como dispositivos de entrada, como webcams, microfones e scanners.

Processando

cpu 1 image by Robert Molnar from Fotolia.com

Os computadores têm a capacidade própria de processar os dados usando uma unidade central de processamento (CPU, em inglês). Também conhecido como processador, esse dispositivo é considerado o cérebro do PC. As CPUs realizam dois tipos básicos de tarefas: operações aritméticas e operações lógicas. As primeiras envolvem matemática básica, como adição e subtração, enquanto as outras comparam dois números.

Saída

computer with sales chart on screen image by patrimonio designs from Fotolia.com

Uma vez recebidos e processados pelo computador, os dados são enviados em forma de informação. Em computação, a informação refere-se a todos os dados apresentados de forma que sejam úteis. Os dispositivos de saída mais comuns incluem monitores, impressoras e caixas de som.

Armazenamento

hard drive interior image by Curtis Sorrentino from Fotolia.com

Os computadores não seriam tão úteis como são se não fossem capazes de se lembrar das coisas. A quarta operação básica, armazenamento, permite que o computador recupere dados previamente inseridos e armazene informações. Isso inclui documentos, músicas, arquivos de log, software e sistema operacional (SO).

O meio de armazenamento mais comum é o disco rígido. Os cartões de memória, DVD-ROMs e pen-drives são outros exemplos.

×