×
Loading ...

Tipos de tecnologias usadas em redes de computadores

As redes são formadas pela ligação de grupos de computadores. Diversas mídias são usadas para essa conexão. Se você está usando a internet agora, algum aplicativo de rede está conectando seu computador ao um provedor de internet ISP e, consequentemente, aos outros usuários ativos de todo o mundo. No entanto, nem todas as redes são públicas ou estão ligadas a computadores externos; algumas delas são privadas e precisam se comunicar somente com computadores locais.

Diversas mídias diferentes possibilitam a conexão à internet (network cable image by Leonid Nyshko from Fotolia.com)

Wi-Fi

As conexões de rede sem fio são encontradas em praticamente qualquer lugar nos dias de hoje, incluindo restaurantes, cafeterias, hotéis, livrarias, empresas privadas e residências. Muitas empresas já possuem conexões de alta velocidade, necessárias para os equipamentos e serviços que oferecem. Assim, a instalação de um ponto de acesso sem fio é atualmente uma maneira inteligente de atrair clientes que queiram acessar a internet quando estiverem fora de casa. As redes wireless usam frequências de rádio sobre frequências específicas para comunicar-se com outros computadores com conexão sem fio ou pontos de acesso independentes. Essa mídia foi disponibilizada em 1985 e sofreu muitas mudanças, revisões e implementação de padrões ao longo dos últimos 28 anos para a ter sua velocidade e estabilidade melhoradas.

Loading...

Fibra ótica

A fibra ótica teve um papel crucial no desenvolvimento e disponibilização da internet. A fibra depende de luz para enviar bits de informação através de fibras óticas em velocidades muito altas. Isso a torna ideal para conexões feitas com cabos longos, nos quais evitar a perda de sinal e interferências é uma grande preocupação. Os conceitos e ideias por trás da fibra ótica têm mais de 150 anos, quando foi apresentada pela primeira vez a informação de que água poderia ser usada para transportar luz. O uso da fibra está se tornando muito mais comum em residências, uma vez que os provedores de internet estão competindo para oferecer as conexões mais rápidas possíveis aos seus usuários.

Celular

Embora as conexões celulares tenham sido criadas como uma forma de comunicação por voz, com o passar do tempo e desenvolvimento da tecnologia tais conexões passaram a ser usadas para transmitir e receber bits de dados. Conforme as velocidades de conexão aumentaram e os preços foram reduzidos, conectar smartphones, notebooks e PDAs à internet tornou-se uma prática comum em qualquer lugar que tenha acesso às redes de celular.

Cabos de fios de cobre

A tecnologia mais antiga e predominante usada como forma de conectar computadores e dispositivos a redes é a fiação de cobre. Conhecida como Ethernet nas redes de computadores, ela foi desenvolvida pela empresa Xerox em 1975. Os elementos base dessa tecnologia são os cabos de par trançado, utilizados para estabelecer ligações entre diferentes redes. Seu preço acessível e facilidade de uso são duas das principais razões pelas quais a maioria dos computadores ainda os utilizam.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...