Como tirar ácaros de um porquinho-da-índia

••• BananaStock/BananaStock/Getty Images

Quase todos os porquinhos-da-índia têm ácaros microscópicos em seus pelos. Normalmente eles não são um problema, pois não podem ser vistos nem irritam o animal. No entanto, algumas espécies podem virar uma infestação, geralmente quando o animal está fraco por algum motivo. A coceira é irritante para ele e pode causar feridas, algumas vezes levando a infecções perigosas. Para tratar essas infestações, primeiro garanta que o problema são os ácaros e não pulgas ou outra coisa, e identifique a espécie e depois use tratamentos adequados para pequenos roedores.

Passo 1

Examine seu porquinho-da-índia com cuidado sempre que tirá-lo da gaiola e observe seu comportamento. Ácaros podem ser visíveis, principalmente em porquinhos-da-índia claros, como pequenas manchinhas. Qualquer coceira ou perda de pelo pode indicar uma infestação, assim como áreas da pele irritadas.

Passo 2

Marque uma hora com o veterinário para confirmar se o problema são ácaros e identificar a espécie. Pelo menos dois tipos de ácaros infestam porquinhos-da-índia, e eles requerem tratamentos diferentes.

Passo 3

Use o tratamento prescrito seguindo as instruções do veterinário. Eles geralmente consistem de sprays ou pós para aplicação direta no animal. Em alguns casos pode ser necessário voltar à clínica para uma série injeções.

Passo 4

Coloque o porquinho-da-índia em uma gaiola de transporte para animais ou gaiola de exercícios enquanto trata da gaiola dele. Remova todos os panos e itens absorventes, como caixinhas de papelão. Queime-os ou deixe-os bem fechados em um saco de lixo e jogue-os em lixeiras externas imediatamente. Limpe toda a gaiola com com água quente e detergente e seque. Use um spray de gaiola para matar ácaros, se o veterinário prescreveu um. Coloque panos e acessórios novos antes de recolocar o porquinho-da-índia na gaiola.

Passo 5

Trate a área em redor da gaiola para eliminar ácaros, principalmente se houver carpete, de acordo com as instruções do veterinário.

Passo 6

Limpe a gaiola completamente uma vez por semana e cuide para evitar estresse para o animal. Não deixe crianças ou outros animais mexerem muito bruscamente nele e evite fazer barulhos altos perto da gaiola. O porquinho-da-índia fica estressado facilmente. Reduza os níveis de estresse e reduzirá o risco de futuras infestações ou outros problemas de saúde.

Mais recentes

×