Como tirar ácaros de um porquinho-da-índia
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Quase todos os porquinhos-da-índia têm ácaros microscópicos em seus pelos. Normalmente eles não são um problema, pois não podem ser vistos nem irritam o animal. No entanto, algumas espécies podem virar uma infestação, geralmente quando o animal está fraco por algum motivo. A coceira é irritante para ele e pode causar feridas, algumas vezes levando a infecções perigosas. Para tratar essas infestações, primeiro garanta que o problema são os ácaros e não pulgas ou outra coisa, e identifique a espécie e depois use tratamentos adequados para pequenos roedores.
Step 1
Examine seu porquinho-da-índia com cuidado sempre que tirá-lo da gaiola e observe seu comportamento. Ácaros podem ser visíveis, principalmente em porquinhos-da-índia claros, como pequenas manchinhas. Qualquer coceira ou perda de pelo pode indicar uma infestação, assim como áreas da pele irritadas.
Step 2
Marque uma hora com o veterinário para confirmar se o problema são ácaros e identificar a espécie. Pelo menos dois tipos de ácaros infestam porquinhos-da-índia, e eles requerem tratamentos diferentes.
Step 3
Use o tratamento prescrito seguindo as instruções do veterinário. Eles geralmente consistem de sprays ou pós para aplicação direta no animal. Em alguns casos pode ser necessário voltar à clínica para uma série injeções.
Step 4
Coloque o porquinho-da-índia em uma gaiola de transporte para animais ou gaiola de exercícios enquanto trata da gaiola dele. Remova todos os panos e itens absorventes, como caixinhas de papelão. Queime-os ou deixe-os bem fechados em um saco de lixo e jogue-os em lixeiras externas imediatamente. Limpe toda a gaiola com com água quente e detergente e seque. Use um spray de gaiola para matar ácaros, se o veterinário prescreveu um. Coloque panos e acessórios novos antes de recolocar o porquinho-da-índia na gaiola.
Step 5
Trate a área em redor da gaiola para eliminar ácaros, principalmente se houver carpete, de acordo com as instruções do veterinário.
Step 6
Limpe a gaiola completamente uma vez por semana e cuide para evitar estresse para o animal. Não deixe crianças ou outros animais mexerem muito bruscamente nele e evite fazer barulhos altos perto da gaiola. O porquinho-da-índia fica estressado facilmente. Reduza os níveis de estresse e reduzirá o risco de futuras infestações ou outros problemas de saúde.
Referências
Dica
- Se o porquinho-da-índia vive com um coelho, use gaiolas separadas a menos que tenha adquirido os dois juntos. O porquinho-da-índia e o coelho não são companheiros ideais entre si e cada animal precisa de companheiros da sua espécie. Porquinhos-da-índia podem ficar muito estressados convivendo na mesma gaiola que um coelho.
Sobre o Autor
Judith Willson has been writing since 2009, specializing in environmental and scientific topics. She has written content for school websites and worked for a Glasgow newspaper. Willson has a Master of Arts in English from the University of Aberdeen, Scotland.
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images