Como tratar pulgas em hamsters de forma segura

••• Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Os hamsters não pegam pulgas com frequência, mas, às vezes, as pulgas de cães ou gatos podem infestá-los temporariamente. Como pequenos roedores podem ser muito sensíveis aos tratamentos que são perfeitamente seguros para animais maiores, é preciso tomar cuidado ao tratar a infestação. É melhor tratar as pulgas sem usar medicamentos no hamster. Se elas forem persistentes, consulte o veterinário antes de usar um tratamento vendido abertamente.

Passo 1

Retire o hamster da gaiola e coloque-o em uma gaiola para transporte.

Passo 2

Coloque todo o estrato e brinquedos ou caixas de papelão no saco de lixo e amarre o topo. Coloque-o na lixeira.

Passo 3

Passe o aspirador de pó na gaiola e nas áreas em volta dela. Preste atenção especialmente a tapetes e estofamentos fofos próximos, já que eles formam um viveiro para ovos e larvas de pulgas.

Passo 4

Misture água quente com um pouco de detergente em um balde e use a mistura para lavar a gaiola e os acessórios de plástico. Seque-os com papel toalha.

Passo 5

Recoloque os acessórios e coloque um novo estrato antes de colocar o hamster de volta dentro da gaiola.

Passo 6

Trate os outros animais de estimação, principalmente gatos e cachorros, com tratamentos apropriados às espécies. É provável que as pulgas estejam vindo deles.

Passo 7

Trate o hamster e o estrato com um talco antipulgas especial para pequenos roedores se o animal ainda estiver infectado depois de uma semana ou mais. O talco antipulgas para filhotes também pode ser seguro, mas primeiro verifique com o veterinário. Siga fielmente as instruções no rótulo. Geralmente, você aplica uma quantidade muito pequena do talco no pelo do animal e remove o excesso com uma escova de dentes ou outra escova pequena, aplicando-o também no estrato da gaiola.

Mais recentes

×