Como tirar algo da pálpebra superior do olho

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Pequenos objetos, como um cílio, uma partícula de sujeira ou maquiagem, ocasionalmente entram no olho, muitas vezes irritando-o debaixo da pálpebra superior. As lágrimas são produzidas automaticamente para tentar expulsar o objeto estranho. Infelizmente, na maioria das vezes, o objecto fica preso na superfície do olho e somente as lágrimas não conseguem removê-lo. Neste caso, você precisa executar determinadas ações para resolver o problema.

Step 1

Lave as mãos. O olho é uma parte muito delicada do corpo e você deve evitar que qualquer impureza entre nele.

Step 2

Levante a pálpebra superior delicadamente com o dedo. No entanto, tente não tocar o olho com as mãos pois ele poderá ficar vermelho e irritado.

Step 3

Lave o olho cuidadosamente com água limpa. Certifique-se de que a pálpebra superior esteja levantada e que a água tenha acesso à superfície do olho normalmente escondida. Pisque enquanto o olho está imerso na água.

Step 4

Olhe no espelho, caso você sinta que o objeto ainda está em seu olho, para tentar localizá-lo. Mais uma vez levante a pálpebra superior e olhe para baixo para melhorar o seu ângulo de visão. Peça a alguém para ajudá-lo a localizar e avaliar o objeto estranho.

Step 5

Entre no chuveiro e coloque o olho sob a água corrente. Mantenha o olho aberto para que a água possa lavar o objeto estranho.

Step 6

Remova o objeto estranho com o canto de um pano limpo ou com um cotonete, mantendo a pálpebra superior levantada.

Step 7

Coloque óculos escuros. Se a superfície do olho estiver ferida, ela pode não proteger totalmente seus olhos do sol. Como alternativa, corte a parte de cima de um copo de papel e coloque-o sobre o olho ferido. Se o objeto estranho ainda estiver em seu olho, peça a alguém para levá-lo a um oftalmologista.

×