Como transformar um duto circular em retangular

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
No sistema de aquecimento e resfriamento da sua casa há um duto pelo qual o ar passa. Dutos circulares são frequentemente encontrados em muitos lugares. Eles empurram o ar de modo mais eficiente porque tem menos área de superfície para resistir ao fluxo e alterar temperaturas. Em alguns casos, porém, a disponibilidade de espaço pode requerer o uso de dutos retangulares. Adaptadores estão disponíveis comercialmente para mudá-lo de circular para retangular, mas antes de comprar um, meça a área transversal de ambos os tipos de duto.
Step 1

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Meça o diâmetro do seu duto circular. O diâmetro é a maior distância de um lado ao outro do círculo. Por exemplo, 20 centímetros.
Step 2
Divida o diâmetro por 2 para saber o raio do duto. No exemplo do passo 1, 20/2 = 10 centímetros.
Step 3
Multiplique esse número por ele mesmo, por exemplo, 10 x 10 = 100.
Step 4
Multiplique esse número por 3,14 (pi) para obter a área do duto circular em centímetros quadrados, por exemplo, 100 x 3,14 = 314 centímetros quadrados.
Step 5
Selecione um tamanho de duto retangular que tenha a mesma área. O cálculo é feito multiplicando-se os dois lados adjacentes do duto. Por exemplo, se você encontrar um de 25,4 por 12,7, sua área deve ser 322,6 centímetros quadrados.
Step 6
Compre um adaptador que irá converter o duto circular em retangular; por exemplo, nosso duto original de 20 centímetros deve ser ligado ao de 25,4 por 12,7 centímetros, porque eles têm a mesma área transversal.
Recursos
Dica
- Modificar o tamanho do duto pode ser muito técnico quando levar em consideração perda por atrito, taxa de fluxo, velocidades, tensão superficial, composição do material e diâmetro hidráulico. Como regra geral, corte os dutos retangulares um pouco maiores do que os circulares em termos de área transversal devido ao aumento da área de superfície nos retangulares.
Sobre o Autor
Brandy Alexander began writing professionally in 1993. She has years of experience as a professional of the English language employed with the "Cape Times" and "The Mercury." Alexander holds a master's degree in English literature from Stellenbosch University in South Africa.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images