×
Loading ...

Como transformar uma porta antiga em uma cabeceira de cama

Portas antigas geralmente eram confeccionadas a partir de madeira de lei e esculpidas com ornamentos que fazem elas se destacarem das atuais portas de compensado. Você pode atribuir um novo uso a elas, transformando-as em cabeceiras de cama. Este projeto de carpintaria pode elevar o seu quarto a um outro patamar, e dará aos seus visitantes um ótimo assunto para um bate-papo. Contudo, tenha em mente que qualquer valor de antiguidade que sua porta possa ter será diminuído a partir do momento em que ela seja cortada para se tornar uma cabeceira.

Instruções

Transformar portas antigas em cabeceiras é uma excelente ideia de reaproveitamento (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Posicione a porta no sentido do comprimento entre a parede e o início da cama. Use blocos de apoio para erguer a porta do chão, posicionando-a de forma que seu limite inferior se alinhe com as braçadeiras de fixação da cabeceira na estrutura de sua cama.

    Loading...
  2. Cubra a face da porta com a fita adesiva. Ela não deve possuir forte fixação, o que permitirá que você desenhe sobre a porta e a retire depois sem danificar a madeira.

  3. Marque os limites que você deseja para a cabeceira sobre a fita adesiva, utilizando o marcador.

  4. Coloque a porta sobre a bancada da serra em fita e retire o excesso de madeira seguindo a linha desenhada.

  5. Lixe as arestas da madeira cortada com a lixa em bloco para remover quaisquer imperfeições. Não se apresse nesse momento. Trabalhe vagarosamente, já que é muito mais fácil retirar um pouco mais de madeira do que adicionar material retirado em excesso de volta à cabeceira.

  6. Remova a fita adesiva e limpe a cabeceira com um pano macio.

  7. Aplique verniz ou tinta sobre as arestas cortadas da madeira. Se não for possível encontrar um verniz ou tinta que combine com os utilizados originalmente na porta, você deverá envernizar ou pintar toda a peça novamente.

  8. Posicione a cabeceira contra as braçadeiras de montagem na estrutura da cama e marque os buracos para os parafusos. Use a furadeira com uma broca para furar no local desejado.

  9. Fixe a cabeceira à estrutura da cama com parafusos de tamanho adequado.

Loading...

O que você precisa

  • Fita adesiva
  • Marcador
  • Serra em fita para madeira
  • Lixa em bloco
  • Verniz ou tinta
  • Removedor de tinta (opcional)
  • Furadeira
  • Conjunto de brocas para furadeira

Referências

Loading ...
Loading ...