Tratamento homeopático contra sarna em porquinhos-da-índia

guinea-pig image by Danil Kashirskj from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>
De acordo com o livro "The Guinea Pig Handbook", o porquinho-da-índia, que é da mesma família que o preá, pode ser o portador de uma doença que é capaz de deixar os humanos muito doentes, pois de vez em quando eles são contaminados por um pequenino ácaro causador da sarna. A sarna sarcóptica, um dos vários tipos de sarna, é uma doença zoonótica, o que significa que animais e humanos podem contraí-la. Por isso é importante garantir que quaisquer sinais de sarna sejam tratados imediatamente.
O que é a sarna?

GUINEA PIGS C image by marcio branco from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>
A sarna é uma doença de pele caracterizada por coceira, perda de pelo, formação de feridas, pele avermelhada e erupções cutâneas.
Como os porquinhos-da-índia são frequentemente manuseados por crianças e passados de mão em mão, é importante que eles estejam saudáveis. Um humano infectado com sarna fica com calombos avermelhados na pele, similares a picadas de mosquitos. No bicho de estimação, a sarna sarcóptica causa coceira intensa.
Porquinhos-da-índia saudáveis podem pegar sarna caso o sistema imunológico deles esteja comprometido. À medida que envelhecem, ficam mais suscetíveis, pois seus corpos já não conseguem mais lutar contra a doença. De acordo com Julie Mancini, autora do livro "Guinea Pigs-Animal Planet Health Care Series", a adição de outros porquinhos-da-índia causa estresse, assim como superlotação de porquinhos, gaiolas sujas e outras condições médicas além da sarna.
Prevenção
Prevenir um surto de sarna é melhor do que ter que tratá-lo depois. É possível evitar que os porquinhos-da-índia tenham sarna garantindo que eles recebam comida de boa qualidade e tenham uma alimentação balanceada com todos os nutrientes dos quais um porquinho precisa para ficar saudável. Também é importante manter limpo o ambiente em que eles vivem. Não deixe que o habitat deles fique sujo de fezes e urina ou com restos de comida. Por fim, não deixe os porquinhos-da-índia estressados. Se o seu bichinho de estimação for constantemente manuseado por crianças ou exposto a animais maiores dos quais pode ter medo, ele ficará bastante estressado, o que pode comprometer o sistema imunológico.
Medicamentos tópicos
Os tratamentos tópicos incluem óleo de lavanda misturado de vez em quando com óleo de neem, a fim de fazer uma combinação que é utilizada em uma ampla gama de doenças de pele em animais de estimação, incluindo os porquinhos-da-índia. Os produtos disponíveis em lojas de comidas naturais, sites de produtos homeopáticos e lojas de animais que contenham lavanda são recomendados para acalmar a pele. Segundo a doutora Lorraine Kassarjian, outros produtos de aplicação tópica usados junto com suplementos orais ou mudanças na alimentação são benéficos, pois se livrar dos ácaros é importante, mas prevenir novas infestação é também fundamental. Procure por xampus, cremes, loções e óleos que contenham babosa, equinácea e calêndula.
Ervas e suplementos
Acrescentar suplementos e vitaminas à alimentação pode ajudar os porquinhos-da-índia a permanecerem com boa saúde. Dar pelo menos 2 mg de vitamina E por quilo todos os dias ajuda a manter a pele flexível e saudável. E 10 mg de vitamina C de duas a três vezes por dias faz bem ao sistema imunológico, enquanto algumas gotas de óleo de peixe na comida ou na água de uma a duas vezes por dia é uma ótima fonte de omega-3, um ácido graxo eficaz no controle da coceira. Sementes de linhaça e de abóbora também são boas para aliviar a coceira.
Alho e enxofre
O alho contém enxofre e naturalmente repele os ácaros. Você pode espremer um dente de alho em uma colher de chá junto com algumas gotas de óleo de linhaça ou de peixe e aplicar a solução diretamente na área afetada. Também foi descoberto que o alho possui propriedades antibióticas, portanto ele ajuda a manter longe qualquer doença secundária oportunista. Nos porquinhos-da-índia que demonstrarem fortes reações alérgicas ao alho, utilize em vez disso um chá feito de raiz de alcaçuz.
Referências
Recursos
- "The Guinea Pig Handbook"; Sharon Vanderlip; 2003
Sobre o Autor
Michelle A. Rivera is the author of many books and articles. She attended the University of Missouri Animal Cruelty School and is certified with the Florida Animal Control Association. She is the executive director of her own nonprofit, Animals 101, Inc. Rivera is an animal-assisted therapist, humane educator, former shelter manager, rescue volunteer coordinator, dog trainer and veterinary technician.
Créditos Fotográficos
guinea-pig image by Danil Kashirskj from Fotolia.com