Como tratar calopsitas feridas
Creatas/Creatas/Getty Images
As calopsitas são mais propensas a se machucar quando suas asas não foram devidamente cortadas, fazendo com que elas voem em direção a janelas e se machuquem ainda mais. Também é possível que elas se machuquem durante a muda, quando as penas de voo podem se tornar irregulares. Procure por inchaços nas asas ou observe se a ave possui dificuldade ou está incapacitada de voar, pois são sinais claros de que o animal está ferido.
Step 1
Leve sua calopsita a um veterinário, caso você ache que ela pode estar ferida. Se um veterinário de aves não estiver disponível, procure sinais de inchaço, incapacidade de voar ou tremedeira como sinais de lesão.
Step 2
Coloque a calopsita em uma gaiola longe de outros pássaros. Se você não tem outras aves, coloque o pássaro de volta em sua gaiola.
Step 3
Tente envolver a asa ferida com gaze, cortando um comprimento grande o suficiente para caber sobre a asa saudável e enrole ao redor do corpo da ave para garantir que a asa ferida fique no lugar.
Step 4
Retire todos os poleiros, exceto aqueles mais próximos da comida e água. A ideia é evitar que a ave tente voar ou se movimentar muito.
Step 5
Coloque uma almofada de aquecimento abaixo da gaiola do pássaro ou próxima a ela. As calopsitas precisam de calor para ajudá-las a melhorar.
Step 6
Mantenha sua gaiola de pássaro coberta e escurecida por várias semanas. Se você não foi capaz de imobilizar a asa do animal com sucesso, isso pelo menos evitará que ele se movimente.
Step 7
Forneça ao seu pássaro água fresca e comida rica em proteínas, diariamente.
Dica
- Verifique seu pássaro várias vezes por dia para ver se ele está calmo. Depois de vários dias você começará a ver melhorias, à medida em que o ferimento começar a cicatrizar.
- Não descubra seu pássaro muito cedo. Dê a ele mais tempo para descansar, manter a calma e se curar.
Sobre o Autor
This article was created by a professional writer and edited by experienced copy editors, both qualified members of the Demand Media Studios community. All articles go through an editorial process that includes subject matter guidelines, plagiarism review, fact-checking, and other steps in an effort to provide reliable information.
Créditos Fotográficos
Creatas/Creatas/Getty Images