Como tratar um periquito machucado

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Os periquitos são pássaros de estimação ativos e curiosos. Através de brincadeiras exuberantes, esses pequenos pássaros podem machucar suas asas e membros. Algumas vezes as unhas dos pés de periquitos quebram e sangram, sendo que eles também podem machucar o peitoral, voando de encontro à superfícies sólidas quando soltos de suas jaulas. Algumas lesões, como penas quebradas e sangrando, podem ser tratadas pelo dono, em casa, mas lesões graves, como fraturas de membros ou asas, irão necessitar de atenção veterinária.

Passo 1

Segure gentilmente o corpo do pássaro, impedindo que ele se mova, e aplique um pó veterinário comercial para parar o sangramento, no caso de penas quebradas e unhas do pé. Caso ele esteja sangrando através das narinas, boca, ouvidos ou por uma ferida aberta, procure a ajuda de um veterinário.

Passo 2

Coloque uma almofada de aquecimento dentro de uma caixa pequena e ligue-a. Ajuste a temperatura para cerca de 29,5 graus Celsius. Os periquitos usam energia para manter a temperatura corporal. Ao fornecer uma fonte de calor, o pássaro pode usar essa energia para lidar com o estresse associado à lesão. Coloque o periquito na caixa para restringir seus movimentos e mantê-lo quieto. Observe-o atentamente e diminua a temperatura caso ele esteja ofegante. Ajuste a temperatura lentamente até que o periquito para de ofegar e pareça estar confortável e calmo. Quando o pássaro começar a se recuperar, abaixe a temperatura gradualmente, cerca de dois graus por dia, até que atinja a temperatura ambiente.

Passo 3

Coloque um vaporizador no cômodo com o pássaro, caso ele esteja respirando com dificuldade. Periquitos com lesões de tórax podem apresentar dificuldade de respirar. Um ambiente úmido facilita a respiração e mantém as vias aéreas do pássaro abertas.

Passo 4

Encha uma seringa de 10 cc com uma solução eletrolítica, que você pode obter com seu veterinário. Acomode o periquito muito gentilmente em uma mão e empurre a ponta da seringa cuidadosamente para dentro do bico do pássaro. Pingue a solução na língua do periquito. Certifique-se de não forçar o fluido na boca do pássaro, pois ele pode passar facilmente para os pulmões e causar pneumonia.

Passo 5

Alimente seu periquito com as mãos, oferecendo pequenas quantidades de itens alimentícios com alto teor de carboidratos a cada poucas horas. Comida de bebê e cereal de arroz infantil são boas opções. Moa uma ração de periquito de alta qualidade e misture-a com melaço ou suco de fruta, como o de melão papaia.

Passo 6

Continue a oferecer alimentos e fluidos até que o pássaro comece a comer e beber sozinho.

Mais recentes

×