Como tratar os efeitos colaterais da sinvastatina

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A sinvastatina é um dos grupos mais populares de remédios disponíveis no mercado para tratamento do colesterol alto. Ela reduz a produção do LDL (o colesterol ruim) e, com isso, diminui o risco de infarto, AVC e outras condições cardíacas associadas à formação de placas ateroscleróticas. Entretanto, esse fármaco tem efeitos colaterais. A maioria dos efeitos colaterais da sinvastatina são raros ou mínimos. Os mais presentes são dor de cabeça, náusea, dor abdominal, gases e diarreia. Existem alguns efeitos mais graves que ocorrem raramente, como doença hepática, reação alérgica produzindo urticária e efeitos cognitivos de perda de memória e falta de atenção.

Trate os efeitos colaterais da sinvastatina

Passo 1

Permaneça hidratado durante a noite e o dia. Isso ajuda em muitos dos efeitos associados, como dor de cabeça, perda de memória, falta de concentração e até mesmo dor muscular. A não hidratação por si só pode causar dor de cabeça, rigidez muscular e perda de foco, concentração e memória e é um remédio eficaz para estes problemas. Beba de seis a oito copos de água por dia, em copos de 250 ml.

Passo 2

Evite ingestão de bebidas alcoólicas o máximo que puder e nunca opte por grandes doses. Beber álcool enquanto toma remédios contendo sinvastatina pode resultar em dano hepático grave, já que as duas substâncias são metabolizadas no fígado. Sua ingestão de álcool deve ser reduzida para uma vez ao dia ou o que for recomendado pelo seu médico.

Passo 3

Tenha uma dieta balanceada com muitas frutas, legumes e proteínas de baixas calorias para auxiliar sua função cognitiva. Ter uma dieta adequada vai lhe ajudar a manter os níveis de colesterol baixos e prover os nutrientes que seu corpo precisa, o que é muito importante para melhorar a função cognitiva e manter seus músculos fortes.

Passo 4

Tome polivitamínicos diariamente para ajudar a melhorar a saúde como um todo e sua função cognitiva. O cérebro funciona melhor quando bem hidratado e alimentado. O polivitamínico pode ser necessário em conjunto com uma dieta, para garantir que você tenha todos os nutrientes que precisa. Eles podem ajudar também nos efeitos colaterais digestivos e cognitivos. Não comece a tomar um polivitamínico sem a aprovação do seu médico e tenha a recomendação de um tipo que seja benéfico para sua condição específica de saúde.

Passo 5

Use analgésicos para a dor abdominal e muscular. O ibuprofeno pode ser útil para tratar a dor muscular e pode ser tomado com remédios que contenham sinvastatina. Você nunca deve fazer uso de medicamentos sem antes conversar com um médico que esteja ciente da sua condição médica atual.

Passo 6

Pare de tomar sinvastatina. Essa é a medida mais drástica e somente 2% daqueles que começam a tomar a sinvastatina realmente precisam utilizá-la. As pessoas que apresentarem alergia ou reações adversas graves com a sinvastatina terão que buscar alternativas de tratamento. Essa discussão deve ser uma decisão em conjunto com seu médico.

Mais recentes

×