Como tratar plantas com fumagina

A fumagina é uma condição que afeta a estética das plantas, e é um sinal de problemas além de meros fungos. Este bolor negro geralmente se forma devido a um produto de resíduos de insetos (chamado melada) deixado nas plantas. Os insetos que causam esse problema incluem pulgões e cochonilhas, duas pragas comuns de jardim. Tratar a fumagina, portanto, não é apenas uma questão de remover o mofo. Para uma solução a longo prazo, você deve se livrar dos insetos.

Como tratar plantas com fumagina

Passo 1

Coloque suas luvas de jardinagem. Dilua o sabão inseticida de acordo com as instruções da embalagem e, em seguida, despeje a solução em um pulverizador de jardim limpo. A quantidade de sabão dependerá de quantas plantas você deve tratar. Geralmente, 3,8 litros são suficientes para um jardim mediano.

Passo 2

Gentilmente, pulverize a solução de sabão inseticida em todas as folhas e caules afetados pela fumagina. Deixe agir por alguns minutos, mas não deixe que seque nas folhas.

Passo 3

Lave as folhas com água limpa com uma mangueira. Talvez nem todo o mofo saia dessa maneira, mas a maioria sairá.

Passo 4

Limpe o mofo restante com uma toalha úmida. Deixe as plantas secarem por um tempo.

Passo 5

Pulverize cada planta afetada pelo mofo com um inseticida de longa duração. O sabão inseticida ajuda a remover o mofo e mata os insetos que entram em contato direto com o sabão. Entretanto, para resultados de longa duração, você pode precisar usar um inseticida.

Mais recentes

×