Como tratar queimaduras químicas de concreto

O concreto pode causar queimaduras graves em sua pele

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Embora a coisa mais arriscada sobre o concreto possa parecer cair e se ralar nele, o concreto líquido pode, na verdade, ser perigoso de se trabalhar. A natureza alcalina do concreto líquido é conhecida por causar queimaduras químicas na pele. Isto também ocorre com outras misturas de cimento, como reboco e argamassa. Elas costumam conter cimento Portland, que é cáustico. Conhecer o tratamento adequado para uma queimadura de concreto irá ajudá-lo a prevenir mais dano do que o necessário.

Step 1

Remova todas as roupas, incluindo meias, calças, camisetas, luvas ou sapatos que estejam com concreto líquido sobre elas.

Step 2

Lave a pele que foi exposta a concreto líquido em água corrente morna. Você deve enxaguar por no mínimo 20 minutos, mesmo se você não vir nenhum concreto restando. Isto ajudará a remover o resíduo que este material pode deixar para trás.

Step 3

Enxague a sua pele com um limpador de pH neutro. Ele pode ser um limpador comercial, vinagre branco destilado ou até mesmo um suco cítrico. Como o concreto é alcalino, as propriedades ácidas do vinagre e do suco ajudarão a neutralizar os efeitos do concreto.

Step 4

Aplique aloe vera na pele para aliviar a queimadura. Depois, enfaixe a queimadura sem apertar com uma bandagem estéril para manter detritos e bactérias afastados. Porém, evite loções e lanolinas. Esses produtos mantêm resíduos de cimento próximos à pele. Contate um profissional médico para descobrir se é necessário um tratamento adicional.

Step 5

Contate um médico se a pele vermelha e irritada ficar inchada ou formar bolhas. Às vezes, as queimaduras de concreto parecem pequenas, como uma erupção vermelha no começo, mas vários dias depois elas se tornam queimaduras mais graves.

eHow Brasil
×