Como tratar queimaduras químicas de concreto

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Embora a coisa mais arriscada sobre o concreto possa parecer cair e se ralar nele, o concreto líquido pode, na verdade, ser perigoso de se trabalhar. A natureza alcalina do concreto líquido é conhecida por causar queimaduras químicas na pele. Isto também ocorre com outras misturas de cimento, como reboco e argamassa. Elas costumam conter cimento Portland, que é cáustico. Conhecer o tratamento adequado para uma queimadura de concreto irá ajudá-lo a prevenir mais dano do que o necessário.

Step 1

Remova todas as roupas, incluindo meias, calças, camisetas, luvas ou sapatos que estejam com concreto líquido sobre elas.

Step 2

Lave a pele que foi exposta a concreto líquido em água corrente morna. Você deve enxaguar por no mínimo 20 minutos, mesmo se você não vir nenhum concreto restando. Isto ajudará a remover o resíduo que este material pode deixar para trás.

Step 3

Enxague a sua pele com um limpador de pH neutro. Ele pode ser um limpador comercial, vinagre branco destilado ou até mesmo um suco cítrico. Como o concreto é alcalino, as propriedades ácidas do vinagre e do suco ajudarão a neutralizar os efeitos do concreto.

Step 4

Aplique aloe vera na pele para aliviar a queimadura. Depois, enfaixe a queimadura sem apertar com uma bandagem estéril para manter detritos e bactérias afastados. Porém, evite loções e lanolinas. Esses produtos mantêm resíduos de cimento próximos à pele. Contate um profissional médico para descobrir se é necessário um tratamento adicional.

Step 5

Contate um médico se a pele vermelha e irritada ficar inchada ou formar bolhas. Às vezes, as queimaduras de concreto parecem pequenas, como uma erupção vermelha no começo, mas vários dias depois elas se tornam queimaduras mais graves.

×