Como lidar com um nariz com rachaduras na pele devido ao uso de lenços

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Assoar o nariz repetidamente pode machucar as narinas. Ao assoar constantemente o nariz, você seca a pele delicada que o recobre, bem como as membranas nasais. Você também cria fricção entre o lenço e seu nariz, o que leva a pequenas rachaduras na superfície da pele. Com o tempo, as rachaduras podem se tornar mais profundas e deixar a pele extremamente exposta, inflamada e dolorosamente fissurada. Felizmente, você pode seguir alguns passos para aliviar a dor e estimular a cura do local.

Passo 1

Use um lenço que seja ultra macio e contenha loção ou aloe vera. Você também pode comprar os lenços umedecidos com salina, aloe vera e vitamina E para alívio imediato.

Passo 2

Assoe o nariz com lenço em vez de limpar ou esfregar, o que causa fricção excessiva.

Passo 3

Lave o rosto gentilmente com um sabonete hidratante suave e água morna. Evite esponjas ou sabão em barra, pois esses produtos podem irritar e secar a pele ainda mais. Enxágue bem e dê batidinhas com a toalha para secar o rosto.

Passo 4

Use spray nasal salino em cada narina para ajudar a hidratar e curar as membranas do nariz. Siga as instruções do produto e aplique a solução salina durante todo o dia.

Passo 5

Coloque um pano macio e limpo embaixo de água corrente e torça-o. Segure o pano contra a área inflamada do nariz por 5 a 7 minutos. Isso hidrata rapidamente a pele delicada no entorno do nariz e ajuda a aliviar a dor.

Passo 6

Use vapor para ajudar o nariz a expelir as secreções. Coloque uma panela com água no fogão e faça ferver em fogo alto. Mantenha uma distância segura, incline a cabeça em direção à panela e respire de forma profunda e devagar ao inalar o vapor. O vapor reduz a inflamação, relaxa a passagem nasal e hidrata a pele interna e externa do nariz para alívio imediato.

Passo 7

Coloque um pouco de vaselina ou pomada antibiótica com um pedaço de algodão ou com um cotonete. Esfregue gentilmente na área afetada após ter limpado e hidratado o nariz. Reaplique a pomada ou a vaselina durante o dia todo para ajudar a proteger o nariz de rachaduras e para aliviar a dor.

Passo 8

Aplique outros cremes efetivos, como óleo de gergelim, vitamina E, aloe vera e óleo de eucalipto. Esses óleos ajudam a aliviar a congestão, criam uma barreira protetora e reduzem a vermelhidão.

Passo 9

Mergulhe um cotonete em óleo de melaleuca. Passe o óleo na parte interna do nariz. Esse óleo proporciona alívio rápido e reduz as bactérias.

Passo 10

Aplique uma grossa camada de pomada antibiótica no nariz antes de dormir. Isso protege, reduz o inchaço e repara o dano enquanto você dorme.

Mais recentes

×