×
Loading ...

Treino aeróbico de resistência específico para o futebol

Em um esporte como o futebol, a resistência e a capacidade aeróbica podem ser a diferença entre ganhar e perder. O treino aeróbico de resistência para esse jogo não é tão simples quanto correr por longos períodos ou fazer treinos esportivos específicos. Ele precisa ser uma mistura de ambos para corresponder à corrida moderada e manejo da bola com uma corrida intensa de curta distância, que acontecem repetidamente em uma partida de futebol.

A resistência aeróbica é importante no futebol (Getty Images)

Identificação

O futebol é um esporte intermitente que combina períodos de caminhada ou corrida moderada com corridas intensas curtas que precisam de rápida aceleração. Esse tipo de atividade inclui sistemas específicos de movimentos, músculos e energia. Um treinamento que só envolvesse a corrida contínua ou a breve e enérgica não se focaria nos músculos e movimentos específicos do jogo. O treinamento para esse esporte deve melhorar o sistema aeróbico do corpo, a habilidade dos músculos de utilizar a gordura durante o exercício e a capacidade de recuperação após períodos de alta intensidade.

Loading...

Benefícios

Em um esporte que exige tanto do sistema cardiovascular como o futebol, estar com condicionamento aeróbico superior pode beneficiar o desempenho em jogos, principalmente no final. Muitos gols são marcados tarde nas partidas. O jogador que está com melhor preparo tem mais chances de marcar no fim, quando outros com condicionamento inferior estão exaustos. Isso é devido à relação inversa entre preparo aeróbico e índice de atividade.

Exercícios de corrida intensa curta e corrida moderada

Para melhorar a resistência em geral, um bom exercício é fazer longas corridas moderadas alternando com as breves e intensas. Um método para este tipo de treino pode ser feito em um campo de futebol ou de futebol americano. Comece correndo moderadamente em um lado mais extenso até chegar à curva. Nesse ponto, acelere e mantenha um ritmo forte na parte mais curta. Na próxima curva, volte a diminuir a intensidade no lado mais longo do campo até a última virada e então corra depressa novamente. Repita esse processo sem parar por um intervalo cronometrado e aumente o tempo à medida que seu condicionamento melhorar.

Habilidades e corridas intensas curtas

Executar um movimento específico do futebol seguido de uma corrida rápida simula situações reais de jogo. Um exemplo é tocar a bola um número de vezes, alternando toques na parte de cima da bola com ambos os pés. Depois, correr com ritmo forte por 9 a 18 metros. Este exercício fica mais realista se outro parceiro de treino apitar, indicando a mudança para a corrida. Isso mantém o jogador que está treinando instável, sem saber quando terá que correr. Os toques na bola podem ser alternados com outros exercícios específicos do esporte, como dribles ou passes de cabeça.

Escada de agilidade

Treinar na escada de agilidade melhora o trabalho com os pés, os músculos da panturrilha e a resistência ao mesmo tempo. Um exercício nesse aparelho é o joelho alto. Comece em um quadrado, tocando ambos os pés nele, e levante os joelhos bem alto antes de seguir para o próximo espaço. Continue até que você complete a escada. Ao começar esse treino, concentre-se na postura e no equilíbrio adequados. Quando você se aperfeiçoar, foque-se no tempo que leva para terminar. Depois que sua resistência muscular melhorar, diminua o tempo de descanso.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...