Dicas avançadas de pingue-pongue para cortes e jogadas com efeito
Image Source/Digital Vision/Getty Images
Você gosta de jogar pingue-pongue (tênis de mesa) e quer ganhar mais partidas? Quer mais desafios do que vencer seus familiares e amigos em jogos no seu porão? Ou está tendo problemas com jogadores mais experientes que sabem como derrotá-lo com facilidade? Use essas dicas práticas, e você logo passará ao próximo nível.
Girar e bater
Quanto mais a bola girar, mais difícil será para bater e mantê-la sobre a mesa. A rotação também permite que a bola faça uma curva no ar e salte na direção do oponente quando bater na mesa. Isso pode confundir facilmente seu oponente e deixá-lo em desvantagem durante o jogo.
Rebatidas rápidas ajudam a ganhar pontos decisivos. Se executadas corretamente, são extremamente difíceis de devolver. Tente acertar um corte transversal de pico a fim de diminuir a sua margem de erro.
Tipos de rotação
A rotação é alcançada quando a bola desliza ou roça ao invés de fazer contato direto na raquete. A posição da sua raquete determina que tipo de rotação quer na bola.
"Topspin": o jogador gera uma força descendente sobre a bola, forçando-a a girar para a frente, de modo que a parte superior se mova na mesma direção que a bola está viajando. Esta força faz com que a bola mergulhe mais rápido na mesa. O "topspin" permite que os jogadores avancem para bater a bola perto da rede, forçando a bola a cair na tabela do seu oponente. Essa é a melhor opção para disparos duros e agressivos.
"Backspin": aqui, o jogador gera uma força ascendente sobre a bola, fazendo com que a parte inferior dela gire na mesma direção em que é lançada. Ao contrário do "topspin", esta força ascendente faz com que a bola caia mais lentamente.
Um golpe "backspin" executado a vários metros de distância da mesa cria um efeito de "stop and drop" (vai e vem) que é frequentemente utilizado pelos defensores quando se joga contra ataques "topspin". O efeito desejado é que a bola desacelere quando chegar na área do adversário, caindo lentamente na tabela. O "backspin" é melhor utilizado quando a bola está em cima da mesa e você não tem espaço para oscilar para cima e criar um "topspin".
"Sidespin": A bola viaja em curva para a esquerda ou para a direita no ar, e cai na mesma velocidade que uma batida sem rotação. O "sidespin" pode ser combinado com o "topspin" ou com o "backspin". Uma bola com "topspin" e "sidespin" entra rápida com curvatura para a esquerda ou para a direita, enquanto que uma bola com "backspin" e "sidespin" tende a cair e curvar-se lentamente ao mesmo tempo. Com um "sidespin" será muito difícil que seu oponente adivinhe quando a bola vem com efeito "topspin" ou "backspin". Essa indecisão pode forçá-lo a cometer erros.
Bate e quebra
Também conhecida como mortal, um "slam", ou quebra, é atingido com pouco ou nenhum "topspin" na bola. O objetivo é acertar um disparo sem retorno e ganhar pontos.
Você poderá usar uma abordagem de "alto / baixo". Comece com uma bola baixa e termine com uma alta, vindo em direção à rede mais do que qualquer outra rebatida no tênis de mesa.
Você deverá lançar a bola gerando mais velocidade que o "topspin". Muitas vezes, isso é alcançado depois de um cruzamento na defensiva do seu oponente, então deverá ter tempo para criar e executar corretamente.
Recursos
Sobre o Autor
Jim Anderson is a writer and editor in Omaha with 20 years of experience in the newspaper industry. His professional writing background includes editorials, news articles, feature stories in the Omaha World-Herald and freelancing for Demand Studios. He has a Bachelor of Sciences degree in journalism from the University of Nebraska at Omaha.
Créditos Fotográficos
Image Source/Digital Vision/Getty Images