Como trocar uma lâmpada em uma luminária pendente de bola

Luminárias pendentes de bola podem tornar-se um desafio no momento de trocar a lâmpada

light bulb 1 image by jimcox40 from Fotolia.com

As luminárias pendentes de bola ficaram populares em meados do século XX e continuam até hoje. Enquanto o formato de globo proporciona um visual elegante, podem representar também um ligeiro desafio na hora de trocar a lâmpada. Isto se torna particularmente verdade quando ela está instalada em um teto alto, aumentando ainda mais a dificuldade. No entanto, é possível aprender como trocar seguramente a lâmpada, mesmo em uma luminária pendente.

Step 1

Corte a energia da luminária, no disjuntor ou caixa de fusíveis. Espere até a lâmpada estar fria ao toque.

Step 2

Suba até uma posição da escada em que seja possível ver o globo da luminária. Examine-o e descubra como ele está preso à luminária. Procure por pequenos parafusos ou clipes segurando o globo no local. Caso não encontre nada, tente desenroscá-lo da luminária. Mantenha uma mão embaixo dele, para evitar que ele caia ao soltar-se. Remova-o e entregue-o para outra pessoa, ou coloque-o seguramente longe do caminho.

Step 3

Para soltar a lâmpada antiga, segure perto da base e gire-a gentilmente no sentido anti-horário. Remova-a e entregue-a para outra pessoa, ou coloque-a de lado para descarte.

Step 4

Insira a nova lâmpada, girando-a no sentido horário. Não force e nem aperte demais, ou ela pode quebrar em sua mão.

Step 5

Recoloque o globo, enroscando-o na luminária, apertando os parafusos ou devolvendo os clipes no lugar. Caso ele seja preso por pequenos parafusos, certifique-se que eles estão posicionados corretamente na borda, antes de começar a parafusá-los. Alterne entre os parafusos ao apertá-los, garantindo que o globo fique preso firmemente em todos os parafusos.

Step 6

Restaure a energia da luminária e ligue-a.

×