Como trocar a roda de um Ford Ka

••• tire image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com

O Ka é um modelo que a Ford vende na Europa. O Ford Ka é um compacto contemporâneo com as quatro rodas padrões e o estepe. O Ka tem rodas de 33 centímetros que são presas com quatro porcas. Alguns modelos têm uma capa sobre as porcas, o que lhe obrigará a removê-la antes de chegar às porcas. Todas as ferramentas que precisará para mudar o pneu de seu Ford Ka devem estar sempre guardadas no seu porta-malas.

Passo 1

Solte as porcas da roda que deseja trocar. Use a chave do talão para girar com firmeza as porcas até que se soltem, mas não as remova.

Passo 2

Encontre o lugar para se colocar o macaco debaixo do carro, e então coloque-o. Os carros Ford Ka terão instruções específicas de onde colocar o macaco. Em caso de dúvida, localize a parte da armação principal ou a placa para se colocar o macaco mais próxima da roda a ser trocada, e coloque-o ali.

Passo 3

Levante o macaco, girando a manivela até o macaco se estender e começar a levantar o carro. Levante o carro até que a roda esteja a 15 centímetros do chão.

Passo 4

Remova as porcas com a chave do talão e coloque-as de lado. Remova a roda, segurando-a com firmeza na posição de seis e nove horas e puxe-as para fora do carro.

Passo 5

Ponha o novo pneu na posição certa e alinhe os buracos com as porcas. Levante o pneu e empurre-o em direção à roda. Mantenha-o lá com uma mão enquanto coloca as porcas de volta com a outra.

Passo 6

Aperte as porcas com a chave do talão só até que a roda esteja bem encaixada no lugar.

Passo 7

Abaixe o Ka com o macaco até a roda repousar sobre o chão. Tire o macaco para longe do carro.

Passo 8

Aperte as porcas com força. Coloque de lado a chave do talão e o macaco, assim como o pneu velho.

Mais recentes

×