Como trocar a vedação da porta de uma máquina de lavar frontal Samsung

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Assim como a maioria dos fabricantes de eletrodomésticos, a Samsung adquire vários componentes de seus produtos, incluindo as borrachas de vedação das máquinas de lavar frontais, de fornecedores especializados. Embora essas borrachas geralmente durem por vários anos, a abertura repetitiva da porta, juntamente com o calor e água com sabão, podem desgastá-las e rachá-las. Caso observe vazamento na porta, você mesmo poderá trocar a borracha de vedação, economizando dinheiro.

Step 1

Desconecte o cabo de energia da máquina e afaste-a da parede.

Step 2

Remova os parafusos que prendem a parte superior ao painel traseiro utilizando a chave Phillips. Puxe o painel superior para trás e retire-o da máquina.

Step 3

Puxe o compartimento para sabão na parte superior esquerda da máquina. Alcance a parte de trás, solte o grampo e remova o compartimento.

Step 4

Solte os três parafusos no local do compartimento de sabão juntamente com os dois parafusos no painel de controle.

Step 5

Pressione as abas na parte traseira do painel de controle com os dedos enquanto o empurra levemente para fora. Incline o painel para frente, levante e o apoie sobre a máquina; não desconecte nenhum fio.

Step 6

Abra a porta da máquina. Insira a ponta do alicate de ponta fina entre a base da borracha de vedação e a borda da porta. Aperte o grampo de fios ao redor da borracha e puxe da canaleta.

Step 7

Desgrude a borracha da borda de metal ao redor da porta. Puxe a lâmpada à prova de água para fora. Comprima as saliências nos grampos ao redor do aro de vidro utilizando o alicate bico de papagaio.

Step 8

Incline a máquina para trás e coloque o toco de madeira sob a frente dela para calçá-la. Apoie a máquina sobre o toco para alcançar os parafusos na base do painel frontal.

Step 9

Retire os quatro parafusos que prendem a base do painel frontal. Remova o toco e abaixe a máquina.

Step 10

Remova os quatro parafusos da parte superior do painel frontal. Puxe o painel para frente, levante-o e retire-o. Desconecte os fios do painel frontal retirando o plugue e coloque o painel de lado.

Step 11

Puxe a borracha de vedação, junto com o grampo, para fora do tambor. Remova o grampo da canaleta e descarte a borracha rachada.

Step 12

Lubrifique a canaleta ao redor da nova borracha de vedação com detergente líquido. Alinhe a marca indicadora na borracha com a aba na parte superior do tambor. Assegure-se de que o tubo da lâmpada e o tubo de vidro da porta estejam na parte superior.

Step 13

Coloque a canaleta da borracha sobre o aro ao redor do tambor. Comece por cima e vá encaixando até que fique presa ao tambor.

Step 14

Deslize o grampo para a canaleta sobre a borracha. Encaixe os dois lados ao mesmo tempo até que falte apenas um terço de cada lado. Calce os dois espaçadores de plásticos do kit entre a borracha e a borda exterior saliente do tambor; isso irá segurar a borracha para encaixar o restante da mola.

Step 15

Calce os dois espaçadores de plásticos do kit entre a borracha e a borda exterior saliente do tambor; isso irá segurar a borracha para encaixar o restante da mola.

Step 16

Reconecte o painel frontal aos fios. Alinhe os buracos da face interna do painel aos encaixes na máquina e pressione-o firmemente contra ela.

Step 17

Prenda a parte superior do painel com os parafusos. Calce a máquina com o toco, encaixe a parte inferior e aparafuse. Remova o toco e abaixe a máquina.

Step 18

Conecte a lâmpada e o tubo de vidro da porta na parte superior da borracha de vedação e deslize a borda de metal sobre o contorno da porta, fazendo o procedimento reverso descrito no passo 7. Prenda a borracha de vedação esticando o grampo de mola ao redor dela e da canaleta.

Step 19

Recoloque o painel de controle e o compartimento de sabão. Posicione o painel superior sobre a máquina, empurre-o de volta para o lugar e prenda-o com os parafusos.

Step 20

Conecte o cabo de energia de volta e coloque a máquina próxima à parede novamente. Ligue-a para verificar se não há mais vazamentos.

×