×
Loading ...

Truques do jogo General

General é um jogo aparentemente simples onde os jogadores rolam um conjunto de cinco dados tentando fazer certas combinações similares às mãos do poker, como trinca, straight ou full house. Apesar do General ser primariamente um jogo de sorte, não de habilidade, durante o jogo surgirão muitas situações que requerem tomar decisões difíceis. Tomar decisões corretas nesses momentos críticos pode aumentar muito suas chances de vencer. Ter um entendimento sólido de como a pontuação funciona e sobre a importância de atingir vários objetivos lhe ajudará a tomar as melhores decisões.

Usar algumas estratégias simples pode aumentar suas chances de ganhar no general (dice image by Bartlomiej Nowak from Fotolia.com)

Visão geral

O conceito do general é simples. Os jogadores rolam dados de seis lados tentando fazer certas combinações numéricas que são primariamente baseadas nas mãos do poker. A melhor de todas é o general, quando todos os dados mostram o mesmo número. Essa combinação é a mais difícil de conseguir e vale mais pontos.

Os jogadores rolam os dados três vezes na sua vez. Depois da primeira rolada de todos os cinco dados, o jogador pode escolher manter alguns dos dados e rolar novamente os restantes, buscando as várias combinações possíveis. Se um jogador não consegue a combinação desejada eles podem marcar um zero em qualquer campo da sua folha de pontuação que não esteja preenchida.

A folha é dividida em uma seção inferior e uma superior. A chave para vencer está em entender o valor de cada seção no jogo como um todo.

Loading...
General é mais do que apenas rolar dados (yahtzee image by dead_account from Fotolia.com)

Entendendo a seção superior

A seção superior da folha de pontuação tem seis entradas, cada uma correspondendo a um número de um dado. Durante sua vez, os jogadores tentam fazer a maior quantidade de dados possíveis cair no mesmo número e registram os pontos no espaço apropriado.

Por exemplo, na primeira rodada o jogador tem dois dados com o número dois. O jogador pode então rolar novamente os outros três dados tentando obter mais números dois. Se ao final de suas jogadas o jogador tiver quatro dados com o número dois, ele registra uma pontuação de oito no espaço correspondente ao numero dois na folha.

A seção superior é crucial para vencer porque dá aos jogadores uma oportunidade de pegar um bônus. Se a pontuação total da seção superior for 63 ou maior, o jogador ganha 35 pontos adicionais. Na maioria das partidas esse bônus pode lhe garantir uma chance de vitória, enquanto não pegá-lo quase certamente garante uma derrota.

Estratégia para a seção superior

O total de 63 pontos representa a pontuação alcançada se o jogador obtém três de cada número. Se um jogador consegue somente que dois dados caiam no número um e marca dois pontos no campo correspondente, ele precisará tirar quatro números iguais em uma próxima rodada para compensar a diferença e obter o bônus.

Uma estratégia a empregar é preencher os números menores primeiro porque é mais fácil compensar um possível déficit com números maiores. Se você só conseguir dois pontos na coluna do um, conseguir quatro de quaisquer outros números compensa este déficit. Se você só conseguir 12 pontos na coluna do seis, você precisará de pelo menos dois outros números para conseguir o bônus.

Entendendo a seção inferior

A parte inferior da folha confere um número fixo de pontos para várias combinações dos dados. Essas combinações incluem trinca e quadra, o straight pequeno e o grande - quatro ou cinco dados em uma sequência numérica, um full house, que é uma trinca e um par, a sorte, em que você pode registrar o total dos cinco dados de uma rodada que não formou combinações e o general, que vale 50 pontos capazes de virar um jogo.

Sorte

Sorte é sua primeira linha de defesa quando o resultado que você esperava não aparece. Você pode registrar o total dos cinco dados na sua pontuação. Embora seja tentador economizar essa jogada se o valor for baixo, ainda é melhor usá-la que anotar um zero em um espaço que valha mais pontos.

General

Após usar a sorte, se um jogador tem uma rodada ruim sem formar quaisquer combinações, eles podem escolher por anotar um zero em qualquer um dos espaços. Tente não pôr um zero no general até que você já não tenha mais escolha. Tirar a própria oportunidade de marcar tantos pontos de uma vez pode ser problemático, especialmente se outro jogador conseguir um general. Nesse caso, a única chance de vencer é fazer o seu próprio general.

Decisões cruciais

Com suas prioridades definidas como conseguir o bônus da parte superior e um general você terá de tomar decisões difíceis frequentemente. Não tenha medo de usar os espaços de trinca e quadra da parte de baixo para sacrificar jogadas onde os números necessários para a parte de cima não caírem. O mesmo vale para o uso da sorte e em anotar um zero na parte de baixo da folha. O bônus frequentemente é a diferença entre perder ou ganhar.

Finalmente, lembre-se de que este é um jogo de sorte. Se você tiver uma chance de conseguir um general, sem dúvida, tente. A emoção da vitória é muito maior que a agonia da derrota.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...