O que é o TSH de terceira geração?

Mulher examinando o pescocço

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

O hormônio estimulante da tireoide (TSH, na sigla em inglês) é produzido pela glândula pituitária (na base do cérebro), para regular a quantidade de hormônios tireoidianos no sangue e ajudar a controlar a taxa em que o corpo usa a energia. O TSH de terceira geração refere-se ao teste laboratorial que mede a quantidade desse hormônio no sangue mesmo em concentrações muito baixas.

Importância

Homens conversando no sofá

Pixland/Pixland/Getty Images

O exame de TSH de terceira geração difere dos exames de primeira e segunda geração porque tem uma sensibilidade funcional (a menor concentração de TSH que o exame pode medir com precisão) de 0,01 a 0,02, inferior aos outros exames de TSH.

Função

Médico consultando uma ficha

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Os médicos utilizam os resultados do teste de TSH de terceira geração para pesquisar distúrbios na glândula tireoidiana e monitorar os níveis de hormônio dos pacientes que utilizam medicamentos para a tireoide. Nas mulheres, eles também ajudam a diagnosticar e monitorar os problemas de infertilidade.

Benefícios

Mulher conversando como farmacêutico

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Níveis baixos de TSH de terceira geração indicam que a glândula está hiperativa (hipertireoidismo) ou, ao contrário, que está hipoativa (hipotireoidismo). Ambos os problemas causam sintomas como fadiga e nervosismo e perda e ganho de peso. Depois de fazer o diagnóstico com base nos resultados desse hormônio, o médico poderá prescrever medicamentos para manter os níveis hormonais sob controle e eliminar os sintomas.

Preparação

Enfermeiro examinando os gráficos de um paciente

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Determinados medicamentos podem interferir nos resultados dos exames de TSH de terceira geração. Antes de fazer a coleta de sangue, os pacientes devem informar ao médico qualquer medicação que estejam tomando.

Considerações

Cientistas usando o computador

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Os médicos podem exigir exames adicionais para fazer um diagnóstico final para problemas na tiroide. Normalmente, o teste de TSH de terceira geração é realizado junto com os exames de tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), para obter um quadro mais amplo da saúde da glândula tireoidiana.

×