O que é o TSH de terceira geração?
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
O hormônio estimulante da tireoide (TSH, na sigla em inglês) é produzido pela glândula pituitária (na base do cérebro), para regular a quantidade de hormônios tireoidianos no sangue e ajudar a controlar a taxa em que o corpo usa a energia. O TSH de terceira geração refere-se ao teste laboratorial que mede a quantidade desse hormônio no sangue mesmo em concentrações muito baixas.
Importância
Pixland/Pixland/Getty Images
O exame de TSH de terceira geração difere dos exames de primeira e segunda geração porque tem uma sensibilidade funcional (a menor concentração de TSH que o exame pode medir com precisão) de 0,01 a 0,02, inferior aos outros exames de TSH.
Função
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Os médicos utilizam os resultados do teste de TSH de terceira geração para pesquisar distúrbios na glândula tireoidiana e monitorar os níveis de hormônio dos pacientes que utilizam medicamentos para a tireoide. Nas mulheres, eles também ajudam a diagnosticar e monitorar os problemas de infertilidade.
Benefícios
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
Níveis baixos de TSH de terceira geração indicam que a glândula está hiperativa (hipertireoidismo) ou, ao contrário, que está hipoativa (hipotireoidismo). Ambos os problemas causam sintomas como fadiga e nervosismo e perda e ganho de peso. Depois de fazer o diagnóstico com base nos resultados desse hormônio, o médico poderá prescrever medicamentos para manter os níveis hormonais sob controle e eliminar os sintomas.
Preparação
Jupiterimages/Creatas/Getty Images
Determinados medicamentos podem interferir nos resultados dos exames de TSH de terceira geração. Antes de fazer a coleta de sangue, os pacientes devem informar ao médico qualquer medicação que estejam tomando.
Considerações
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
Os médicos podem exigir exames adicionais para fazer um diagnóstico final para problemas na tiroide. Normalmente, o teste de TSH de terceira geração é realizado junto com os exames de tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), para obter um quadro mais amplo da saúde da glândula tireoidiana.
Referências
Sobre o Autor
Candi Lemon has a passion for reading and writing. She combines her love for traveling, food and the outdoors in her personal blog and for Demand Studios. Her articles appear on eHow and Trails. Lemon holds a Bachelor of Science in medical technology from the University of Michigan.
Créditos Fotográficos
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images