×
Loading ...

Tudo o que você deve saber antes de fazer odontologia

Ser dentista é um grande compromisso e tomar a decisão certa na escolha da profissão é uma parte vital do processo decisório do candidato. Os benefícios de ser dentista incluem um salário competitivo e boas oportunidades de emprego em potencial. No entanto, existem vários fatores que se deve ter em mente ao escolher essa profissão.

Existem muitas vantagens e desvantagens em ser um dentista (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Exigências educacionais

Aqueles que desejam ser dentistas devem primeiramente obter um diploma de graduação. Para entrar na faculdade de odontologia, é preciso uma sólida formação em ciências, principalmente, biologia e química. Também é preciso obter uma pontuação elevada no ENEM. Os cursos de odontologia têm uma duração de quatro a cinco anos.

Loading...

Ambiente de trabalho

Os dentistas geralmente trabalham de forma autônoma ou com uma equipe de duas a três pessoas. Isso significa que muitos profissionais não somente atenderão pacientes, como também terão que lidar com as questões administrativas, principalmente nas situações onde a prática é no consultório particular. A jornada de trabalho pode variar de trinta e cinco a quarenta horas por semana, embora os dentistas particulares trabalhem muito mais. A odontologia pode ser uma área fisicamente exigente, que requer ficar de pé, flexionar-se e inclinar-se. Essa profissão também pode tensionar as mãos e os pulsos.

Registro

Os dentistas devem ser registrados para exercer a profissão em todos os estados. Para isso, o profissional deve dirigir-se até o Conselho Regional de Odontologia, entregar a documentação necessária, realizar o pagamento de taxas e efetivar, assim, o seu registro. Os dentistas também podem optar por seguir uma determinada especialidade, que pode ser ortodontia, cirurgia oral, odontopediatria, entre outras. Aqueles que desejam se especializar devem fazer um curso de pós-graduação de dois a quatro anos de duração.

Fobia dos pacientes

Muitas pessoas têm medo de ir ao dentista. Uma pessoa que almeja ser dentista deverá estar preparada para lidar com essa fobia e conseguir trabalhar com pacientes apreensivos, que podem apresentar sintomas de pânico e ter dificuldades durante os procedimentos. Isso pode fazer com que o dentista fique estressado e dificulte a execução de procedimentos. Pode ser útil para os candidatos a dentista fazer cursos de psicologia ou participar de treinamentos em métodos para acalmar pacientes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...