Como fazer uma túnica de templário

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

A ordem medieval dos Cavaleiros Templários foi patrocinada pela Igreja Católica em 1129 a.C., e é famosa por sua associação com as cruzadas e as lendas do Santo Graal. A vestimenta típica dos cavaleiros era uma armadura metálica, equipada com cota de malha e coberta com a túnica dos templários. Criar a armadura muitas vezes requer ferramentas de trabalho em metal e muito tempo, mas a túnica em si é uma tarefa simples. Fantasia comuns para festas, a túnica é composta por um robe branco simples enfeitado com uma grande cruz vermelha.

Passo 1

Dobre o tecido branco pela metade no comprimento e deixe o molde de robe sobre ele. A frente da túnica deve estar colocada no decorrer da dobra, de modo que seja uma peça contínua. Coloque as costas da túnica na borda do tecido, o que criará duas peças idênticas. Alfinete, então, o molde e corte-o com um par de tesouras de tecido.

Passo 2

Coloque o molde para a cruz da túnica sobre o feltro vermelho. Ao contrário do algodão, que estava dobrado, o feltro deve estar sem dobras. Coloque alfinetes para segurar o molde no local correto antes de recortá-lo.

Passo 3

Remova os alfinetes e abra o molde para a frente da túnica, deixando o tecido liso. Posicione a cruz vermelha no centro da túnica, entre os dois buracos de manga. Prenda a cruz na túnica.

Passo 4

Coloque a linha vermelha e o carretel na máquina de costura antes de costurar a cruz. Dê os pontos no perímetro da cruz. Para criar ângulos agudos, posicione a agulha nos cantos e levante o pé de pressão -- aquele localizado na agulha, que segura os materiais -- e gire o tecido.

Passo 5

Mude para o fio branco. Alfinete os dois lados da túnica ao redor da costura central das costas, de modo que a face do tecido fique na parte de dentro. Usando os alfinetes como guias, faça as costuras removendo os alfinetes depois que completar a costura. Alfinete as costuras dos ombros da mesma maneira antes de costurar. Finalmente, repita o processo nas costuras laterais, lembrando de remover todos os alfinetes uma vez que as costuras estiverem intactas.

Passo 6

Passe a vestimenta enquanto ela ainda estiver ao avesso. Abra as emendas de modo que o espaço de costura -- aquele entre a emenda e a borda do tecido -- fique liso. Isso ajudará a dar às emendas um visual bem acabado e a terminar a veste.

Mais recentes

×