×
Loading ...

Tutorial do Microsoft Word/Visual Basic

A linguagem de programação Visual Basic é a versão da Microsoft da linguagem clássica "Basic". A Microsoft também adicionou a funcionalidade da linguagem Visual Basic como um back-end do Microsoft Office. O Visual Basic for Applications (VBA) é a programação que pode trabalhar com o Microsoft Word para criar documentos complexos e dinâmicos. O código de programação é inserido no Visual Basic Editor e executa usando macros do Microsoft Word. Para começar a usar o VBA no Word, você deve aprender a habilitar macros, a estrutura básica de uma função ou procedimento e como executar um código quando estiver finalizado.

Instruções

Visual Basic for Applications transforma documentos do Word normais em programas dinâmicos (ANSI image by DBX60 from Fotolia.com)

    Trabalhando com o Word 2007/2010

  1. Habilite os macros. O código VBA é executado em forma de macros no Word. Se o nível de segurança não está configurado para executar macros, você não conseguirá executar o código. Clique no botão "Office" e então em "Opções do Word". Clique na aba "Central de confiabilidade" e então em "Configurações de Macro". Clique na opção "Confiar no acesso ao modelo de objeto do projeto do VBA". Clique em "OK".

    Loading...
  2. Clique na aba "Desenvolvedor", se você já não tinha selecionado. Clique no botão do "Office" novamente e em "Opções do Word". Clique na aba "Popular" se já não estiver selecionado. Clique na opção "Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opções" e clique em "OK".

  3. Abra o Visual Basic Editor. Clique na aba "Desenvolvedor". Clique em "Visual Basic".

  4. Adicione o código VBA. Você pode adicionar formulários do usuário, módulos e módulos de classes, dependendo do que você quer fazer no VBA; as opções são numerosas. Por exemplo, você pode usar o VBA para salvar o documento atual com um novo nome de arquivo. Adicione um novo módulo para fazer isso. Clique em "Inserir" e então "Módulo". Digite o código do procedimento.

    "Sub SaveAsDocument() Dim wdCurrentApp As Word.Application Set wdCurrentApp = GetObject(, "Word.Application") wdCurrentApp.ActiveDocument.SaveAs "C:\My Documents\VBExample.docx" End Sub"

    Essa é a estrutura básica dos procedimentos, módulos e módulos de classes VBA. Alguns são menores, e alguns são mais detalhados. Clique em "Arquivo" e "Salvar" para salvar as alterações.

  5. Execute os seus procedimentos. Volte para a janela do documento principal no Word 2007. Clique na aba "Desenvolvedor" e então em "Macros". Clique no nome do seu procedimento e clique em "Executar". Por exemplo, para executar o código acima, clique em "SaveAsDocument" e então clique em "Executar".

    Trabalhando com o Word 2003 ou anterior

  1. Habilite os macros. Clique no ítem do menu "Ferramentas". Clique em "Macro" e em "Segurança". Mude o nível de segurança para "Médio" e clique em "OK". Reinicie o Microsoft Word. Clique em "Habilitar Macros" quando solicitado.

  2. Abra o Visual Basic Editor. Clique em "Ferramentas" e aponte o seu mouse no "Macro". Clique em "Visual Basic Editor".

  3. Clique em "Inserir" e adicione o ítem que você quer criar; formulário do usuário, módulo ou módulo e classe. Digite o código VBA para aquilo que você quer fazer no Word. Aqui está um exemplo de um procedimento que cria um novo documento do Word de um template:

    "Sub NewTempDoc () Dim wdWordApp as Word.Application Set wdWordApp = GetObject(, "Word.Application") wdWordApp.Documents.Add Template:="Elegant Memo.dot" End Sub"

    Clique no ícone "Salvar" no Visual Basic Editor para salvar as alterações.

  4. Execute o procedimento. Volte para a janela do documento principal. Clique em "Ferramentas", "Macro" e então em "Macros". Clique no nome do procedimento que você criou e clique em "Executar". Para executar o procedimento acima, você deve clicar em "NewTempDoc" e então clicar em "Executar".

Loading...

Dicas

  • Você pode aprender mais sobre outros métodos e funções no VBA acessando a opção "Ajuda" no Visual Basic Editor clicando em "Ajuda" na barra de menus e depois em "Ajuda no Microsoft Visual Basic".

Referências

Loading ...
Loading ...