Como unir objetos no SketchUp

••• colorful 3d cube image by Gongea Alexandru from Fotolia.com

O Google SketchUp se tornou um dos programas de modelagem 3D mais usados. Em parte, isso se deve à sua interface simples e, além de estar disponível na versão profissional, ele vem também na versão grátis que é tão versátil quanto a Pro. SketchUp tem inúmeras funções que tornam o processo de criação mais fácil. Uma das funções do programa é de juntar dois ou mais objetos em um só.

Passo 1

Abra o SketchUp. Selecione "File" (Arquivo) no menu superior e escolha "Open" (Abrir). Na janela que abriu, localize o arquivo que contém os objetos que quer juntar. Selecione e abra-o.

Passo 2

Clique três vezes em um dos objetos que quer juntar. Isso selecionará todas as faces e cantos que fazem parte do objeto.

Passo 3

Selecione a ferramenta "Move" (Mover) na barra de ferramentas e a use para posicionar o objeto de forma que ele se sobreponha ao outro com o qual quer unir. Não clique fora do objeto selecionado, ou terá que usar o "Undo" (Desfazer) para começar novamente.

Passo 4

Clique com o botão direito na seleção e escolha "Intersect" (Cruzar). Das opções que aparecerem, escolha "Intersect with Model" (Cruzar com o modelo).

Passo 5

Clique fora do objeto para desmarcá-lo. Se clicar três vezes no objeto novamente, verá que ambos os objetos agora estarão selecionados, o que indica que eles agora são um objeto só. Repita isso para qualquer objeto no cenário que queira unir e salve seu trabalho.

Mais recentes

×