Como unir tábuas de madeira

Wood fence image by palmer530 from Fotolia.com

Um dos métodos de união de tábuas de madeira é o encaixe. Com as colas modernas de madeira, esse encaixe fica tão forte como qualquer outro tipo e leva muito menos tempo para terminar. Muitos carpinteiros mais experientes optam por esse tipo de colagem pela eficiência e velocidade. Todos os fabricantes de armários usam o método para unir placas para portas, pois é a forma mais comum de unir tábuas. Encaixes de laminados são uma ótima opção.

Step 1

Corte as bordas de ambos os pedaços de madeira usando uma serra de mesa. Use um esquadro para verificar o corte de esquadria. Se não estiver quadrado, ajuste a inclinação da lâmina até a serra cortar as arestas perfeitamente retas. Ajuste a inclinação girando a roda grande de cromo na parte da frente da serra. Veja se a inclinação da lâmina está para esquerda ou direita. Quando a lâmina estiver perpendicular ao esquadro, pare de rodar.

Step 2

Coloque as duas placas em uma superfície plana e as duas bordas recém-cortadas juntas e procure por inconsistências nos cortes. Se não se encaixarem bem, corte-as novamente até que se ajustem. Pequenos espaços de cerca de 0,80 mm são esperados.

Step 3

Espalhe uma gota de cola de madeira ao longo da duas bordas em que fez o corte. Deslize as placas para juntá-las, fazendo com que a cola escorra para fora.

Step 4

Coloque um grampo em ambas as extremidades da tábua e aperte ligeiramente. Vire as placas e os grampos de cabeça para baixo. Coloque outro grampo no meio deste lado. Aperte os três grampos tão apertados quanto possível. Aguarde uma hora para a cola secar.

Step 5

Remova os grampos, raspe os resíduos de cola com o raspador.

×