×
Loading ...

Por que usa-se cloreto de potássio na água?

Testes na água são procedimentos utilizados para identificar diversos problemas com ela, alguns dos quais apresentam sérios riscos à saúde. Outros, apesar de não ameaçarem a vida, causam incômodos e precisam ser tratados. Água dura é um exemplo desse último caso. O termo "dura" refere-se aos altos teores de minerais, principalmente cálcio e magnésio. O cloreto de sódio (sal de cozinha) ou de potássio são componentes normalmente usados para remover esse excesso de minerais.

O cloreto de potássio é um sal usado para remover os minerais da água dura (Salt image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com)

Água dura

A água que vem do céu na forma de chuva, gelo ou neve é naturalmente macia. Conforme ela vai passando pelo chão e pelas pedras, como calcário, ela absorve os minerais, como cálcio e magnésio. Eles ficam dissolvidos na água que usamos para beber, tomar banho, cozinhar e limpar a casa. A água dura pode causar acúmulo de substâncias no encanamento e nos utensílios que recebem essa água. Ela também pode criar uma substância que adere aos objetos do banheiro e as roupas, cabelo e pele.

Loading...

Potássio e sódio

Assim como o cloreto de sódio, o cloreto de potássio é um sal solúvel em água. Quando colocado na água, eles se dissolvem e liberam partículas chamadas de íons. Tanto os íons do sódio quanto os do potássio têm cargas positivas. O cálcio e o magnésio encontrados na água dura também têm a forma de íons positivos. O fato de os quatro elementos terem essa forma fez com que os cientistas criassem um método chamado de trocas iônicas, por meio das quais os minerais são removidos da água e substituídos pelo potássio ou pelo sódio.

Troca iônica

Esse é o método mais comum para tratar de casos de água dura. Durante o processo, a água é desviada para um tanque que contém uma resina coberta com potássio ou sódio. Conforme a água dura flui por essa resina, o potássio ou sódio dela trocam de lugar com o magnésio ou cálcio presentes na água. Quando a resina se saturar, ela é lavada com uma solução salina para remover os minerais duros e substituir o potássio ou sódio perdidos.

Vantagens do cloreto de potássio

O cloreto de potássio pode ser usado para resolver esse problema. Como a troca iônica causa o excesso de potássio ou sódio na água que você irá beber e usar diariamente, o sal escolhido precisa ser levado em consideração. O cloreto de potássio é recomendado para indivíduos que tenham dietas com restrição de sódio e para aqueles preocupados com o seu consumo, de modo geral. O potássio também é bom para regar plantas, já que elas precisam de altos níveis deste mineral para crescer. Contudo, muito sódio pode fazer com que as plantas morram.

Desvantagens do cloreto de potássio

A principal desvantagem de usar o cloreto de potássio no lugar do de sódio é o custo. 18 kg de cloreto de potássio custam quase o dobro que a mesma medida de cloreto de sódio. Assim como o sódio, o excesso de potássio pode trazer problemas para algumas pessoas, incluindo aquelas que tomam determinados medicamentos ou que têm níveis de potássio anormalmente altos. Se estiver em dúvida, consulte seu médico sobre qual é o melhor para você.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...