Como o pH pode afetar seus peixes?
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Peixes e outros animais e plantas aquáticos precisam que a água na qual vivem tenha um certo pH para serem saudáveis. Se o pH é muito baixo ou muito alto, os peixes podem ficar doentes, ou até mesmo morrerem. Um pH baixo significa que a água está ácida; um pH alto significa que a água está alcalina.
O que é o pH?
O termo pH descreve o quão ácida ou básica uma substância é. O H refere-se à quantidade de íons de hidrogênio e de hidróxido presentes em um líquido, como a água do seu aquário. Quanto menor a quantidade de íons de hidrogênio presentes, mais ácida a substância. Quanto mais alta a quantidade de íons de hidrogênio, mais básica a substância. A escala do pH é um diagrama que fornece um guia visual para os diferentes níveis de pH. A água pura tem um pH neutro, ou seja, pH 7. O leite tem pH 6. Quanto menor o número na escala do pH, maior a acidez da substância. Por exemplo, suco de limão tem pH 2 e ácidos de baterias têm pH 1. Níveis mais altos do que 7 são mais básicos ou alcalinos. O bicarbonato de sódio tem pH 9. A lixívia, uma substância alcalina tóxica que pode causar queimaduras químicas ao tocar na sua pele, tem um pH 14.
pH e amônia
Ácidos fortes e bases podem se dissolver na água e mudar o pH dela. Pedras, componentes químicos e até mesmo a adição ou remoção de peixes do aquário podem alterar o pH dele. Isso afeta outros componentes químicos da água, como a amônia dos dejetos dos peixes. Quando o pH da água cai e ela se torna ácida, os íons de amônia reagem com a água para formar os inofensivos íons de amônia e hidroxila e dióxido de carbono. Algumas pedras não vendidas especificamente para aquários podem conter elementos nocivos, como calcário, que pode aumentar o pH da água e torná-la mais básica. Quando o pH da água aumenta e ela se torna mais básica, os íons de amônia podem reagir quimicamente com a água e formar íons de amônia tóxicos, que podem envenenar e matar os peixes.
pH da água dos peixes
Os peixes prosperam quando a água do aquário tem o mesmo pH que a água encontrada em seus ambientes naturais. Espécies diferentes exigem pH diferentes. Algumas plantas e animais aquáticos conseguem tolerar um conteúdo ácido mais elevado ou pH do que outros. Por exemplo, os peixes koi gostam de água com pH de 7,5 e conseguem tolerar até o pH 8,2. Os peixes oscar preferem água mais ácida, com pH 6,5 ou 7. Ciclídeos africanos preferem água mais básica, com pH de 8,5. Idealmente, o objetivo é ter um aquário com pH neutro de 7.
Níveis de pH prejudiciais
A água de aquários ou lagos com baixo pH é altamente ácida e pode queimar a pele de um peixe. A água com alto pH é altamente básica ou alcalina, e pode rachar ou queimar quimicamente a pele de um peixe. Peixes mais jovens são mais sensíveis a água mais ácida do que peixes adultos. A água com pH de 5 é muito ácida e mata ovas, que não eclodirão.
Alterando os níveis de pH
Use um kit de teste de pH. Se ele estiver muito baixo, a água está ácida demais. Para aumentar o pH até 7 você pode adicionar calcário ou coral triturado à água, aerar a água com uma bomba de ar para eliminar o excesso de dióxido de carbono que forma em água de baixo pH, ou usar um buffer alcalino para neutralizar o ácido e torná-lo mais neutro. Se você mora em uma área na qual a água é altamente mineralizada, ou possui alto pH, abaixe-o com um buffer ácido, use um solvente especial ou filtre a água com musgo.
Referências
Sobre o Autor
Alexis Rohlin is a professional writer for various websites. She has produced works for Red Anvil Publishing and was one of the top 10 finalists in the 2007 Midnight Hour Short Story Contest for OnceWritten.com. Rohlin holds a Bachelor of Fine Arts in English from Madonna University.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images