O que é a cal utilizada no tratamento de água?
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
A cal (óxido de cálcio), também conhecida como cal virgem, é um composto químico derivado do calcário. De acordo com a National Lime Association, a cal é o produto químico mais utilizado por peso no tratamento das águas potável e industrial.
Suavização da água
Tratar a água com cal hidratada (hidróxido de cálcio) remove a dureza causada pelos minerais de carbonato. Tratar com cal remedia durezas não carbonadas, isto é, durezas resultantes de minerais de cálcio não carbonado e sais de magnésio.
Ajustamento do pH
Utilitários de água usam cal hidratada para prepará-la ao tratamento de processo pelo ajuste do pH da água. Para minimizar a corrosão de canos e equipamento, os utilitários adicionam cal para neutralizar a água ácida.
Coagulação e floculação
As instalações para tratamento da água adicionam a cal para otimizar as condições à coagulação e floculação, processos que fazem partículas suspensas agregarem-se e sedimentarem-se fora da suspensão.
Desinfectação
Aumentando-se a alcalinidade da água de um pH de 10,5 para 11 ao adicionar cal, é inibido o crescimento de bactérias e de alguns vírus.
Purificação
A cal remove impurezas como fluoreto, ferro, manganês e taninos orgânicos da água. O magnésio em calcário dolomítico é especialmente efetivo para remover sílica da água. Um efeito colateral do processo de amolecimento da cal melhorada é a remoção de arsênico, enquanto a desinfectação com cal também serve para remoer a maioria dos metais pesados.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Karen Kahler began writing and editing technical documentation in 1986. She has since contributed articles on science topics to Salem Press reference works. A professional actor/dancer/choreographer, she also writes for the performing arts. She received a Bachelor of Arts degree in geology from Yale and currently resides near L.A.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images