Uso de metronidazol em creme
Creatas/Creatas/Getty Images
O metronidazol é um antibiótico que mata as bactérias em seu corpo. Ele está disponível em forma oral e tópica. Os médicos o prescrevem na forma de gel e creme para controlar os sintomas da acne rosácea e no tratamento de infecções vaginais causadas por bactérias. No entanto, o metronidazol não elimina infecções fúngicas vaginais.
Tratamento da acne rosácea
Os médicos às vezes prescrevem o metronidazol em creme para reduzir a vermelhidão e as feridas associadas com a acne rosácea. A acne rosácea é uma condição crônica da pele que envolve vermelhidão e erupções cutâneas. O metronidazol geralmente melhora essa condição dentro de três semanas. No entanto, os sintomas podem voltar depois da interrupção do uso da droga. Os pacientes em uso de metronidazol, para acne rosácea, geralmente aplicam a loção uma ou duas vezes por dia.
Tratamento de infecções vaginais
Os médicos também prescrevem metronidazol em gel para tratar algumas infecções vaginais bacterianas. Esse medicamento vem com um aplicador para as pacientes inserirem na vagina. Elas geralmente aplicam o metronidazol gel por cinco dias consecutivos. Para melhores resultados, insira a medicação durante a noite e não se levante novamente, a não ser para lavar as mãos e o aplicador, de acordo com o Medline Plus. Não use tampões, duchas ou tenha relações sexuais após o uso de metronidazol gel.
Considerações
Não tome metronidazol se estiver grávida ou amamentando, uma vez que a droga é absorvida pela placenta e é excretada no leite materno. Contacte o seu médico se você engravidar enquanto estiver usando metronidazol creme ou gel. O metronidazol creme pode causar ressecamento da pele, ardor, vermelhidão ou coceira. Ele também pode aumentar a sensibilidade à luz solar, assim use óculos de sol, protetor solar e roupas de proteção. Não consuma bebidas alcoólicas enquanto estiver usando esse medicamento.
Referências
Sobre o Autor
Rebekah Richards is a professional writer with work published in the "Atlanta Journal-Constitution," "Brandeis University Law Journal" and online at tolerance.org. She graduated magna cum laude from Brandeis University with bachelor's degrees in creative writing, English/American literature and international studies. Richards earned a master's degree at Carnegie Mellon University.
Créditos Fotográficos
Creatas/Creatas/Getty Images