Curas para grânulos de Fordyce
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Os grânulos de Fordyce são uma doença de pele caracterizada por pequenas saliências amareladas que ocorrem com mais frequência no rosto ou nos órgãos genitais. Eles são causadas por glândulas sebáceas que normalmente estão sob a pele e geralmente não são visíveis, exceto quando abaixo de membranas mucosas. Esses grânulos não crescem e podem ir embora por conta própria. Eles também não são contagiosos e não causam qualquer dor, desconforto ou quaisquer outras complicações. A razão para se livrar deles é puramente cosmética.
Gel ou creme de tretinoína
O gel ou creme de tretinoína pode ser um tratamento eficaz se você aplicá-lo uma vez ao dia na área afetada. Você pode usá-lo juntamente com ácidos alfa-hidroxi, que esfoliam a pele. Esse gel também é conhecido como Retin-A Micro e é usado principalmente para tratar a acne.
Accutane (isotretinoína)
O Accutane é mais poderoso do que a tretinoína e é usado em casos crônicos de grânulos de Fordyce. Seu nome genérico é isotretinoína. Ele é um fármaco oral que os médicos normalmente prescrevem para tratar casos graves de acne, depois que tratamentos menos poderosos (como tretinoína) falharam. Você precisará de uma receita para adquirir o Accutane, mas as mulheres grávidas não podem tomá-lo por causa do risco de defeitos congênitos. Esse medicamento reduz a quantidade de óleo que a pele produz, por isso os grânulos de Fordyce podem retornar quando você parar de usá-lo.
Métodos de remoção de verrugas
Para o tratamento de grânulos de Fordyce, você pode usar os mesmos métodos normalmente utilizados para remover verrugas, incluindo a cauterização, que consiste em queimar ou abrasar as saliências com um instrumento elétrico ou com um composto ácido, ou congelá-las com nitrogênio líquido. Todos esses processos podem ser dolorosos e nem sempre são eficazes. Congelar ou queimar as áreas também pode deixar a pele circundante vermelha ou em carne viva.
Vaporização a laser
Usar lasers para remover os grânulos de Fordyce pode ser mais eficaz, mas também é muito mais caro. Esse tratamento exige a ida a um consultório médico e podem ser necessárias várias visitas para completá-lo.
Remédios homeopáticos
Outras substâncias que têm mostrado sucesso no tratamento de grânulos de Fordyce são o óleo de jojoba, o tocoferol (vitamina E) e o extrato de argan. O óleo de jojoba tem propriedades semelhantes aos óleos produzidos pelas glândulas sebáceas na pele humana. Já o extrato de argan vem de uma árvore perene originária do Marrocos e é um óleo emoliente que tem uma grande quantidade de nutrientes, sendo frequentemente usado em produtos cosméticos.