Como utilizar o calcário em um lago de peixes?

O calcário é um ingrediente chave que contribui para a saúde dos peixes de um lago

fish pond image by Pawel Dowgiallo from Fotolia.com

O processo de adicionar calcário em um lago de peixes, também conhecido como calagem, ajuda a aumentar a disponibilidade de nutrientes e a dureza da água, assim como maximizar e bufferizar os níveis de pH, que é a medida de acidez ou de alcalinidade. O aumento da disponibilidade de nutrientes é vital para as plantas aquáticas, pois é uma parte importante da cadeia alimentar dos peixes. A dureza da água em lagos é medida pela quantidade de cálcio e de magnésio na água e os níveis adequados são importantes para a reprodução dos peixes. Um pH estável é uma parte relevante para ter peixes saudáveis. Adicionar calcário ao lago manterá sua população de peixes bem alimentados, reproduzindo e com boa saúde.

Step 1

Determine se o lago se beneficiará com o processo de calagem testando a alcalinidade da água. Recolha uma amostra de vários centímetros de água abaixo da superfície e coloque dentro de um recipiente de 1 L higienizado. Não recolha detritos do fundo do lago, pois eles afetarão os resultados da amostra.

Step 2

Utilize um kit de teste para piscina, de forma a medir a alcalinidade e o pH da amostra. O lago beneficiará da calagem se o pH for inferior a 8,3 e o total de alcalinidade for menor que 20 mg/L.

Step 3

Compre uma sacola de calcário para agricultura em um centro de jardinagem. Ele deve conter carbonato de cálcio (CaCO3) ou carbonato de cálcio e de magnésio (CaMg(CO3)2). Adquira-o em partículas menores para maximizar o tempo de reação e sua dissolução.

Step 4

Aplique o calcário nas águas do lago, espalhando-o uniformemente sobre a superfície. O calcário espalha-se no fundo do lago e dissolve-se lentamente com o tempo. A sua aplicação deverá ser feita a cada três ou cinco anos.

×